Notícias

Os serviços essenciais das Apaes: promovendo a inclusão e a qualidade de vida de pessoas com deficiência

Um olhar sobre os serviços oferecidos pela Apae Curitiba e sua contribuição para a inclusão social de pessoas com deficiência
bio-paulo-fortunato
Paulo Fortunato
Jornalista, Gerente de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, são organizações sem fins lucrativos que buscam promover a inclusão social e a qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual, física, sensorial, múltipla e/ou transtornos do espectro autista (TEA). Essas entidades oferecem diversos serviços para atender às necessidades específicas de cada indivíduo, em diferentes faixas etárias e em diferentes graus de comprometimento. Atualmente, são 2.227 Apaes espalhadas pelo Brasil.

De forma geral, as Apaes oferecem serviços de assistência social, como orientação e apoio às famílias e encaminhamento para serviços de saúde e educação. Também disponibilizam serviços de saúde, com atendimento médico, odontológico e fisioterapêutico, além de terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia. Na área de educação, as Apaes oferecem escolas especializadas, com currículo adaptado e professores capacitados para lidar com as especificidades de cada deficiência.

Além disso, as Apaes também oferecem programas de inclusão social, como atividades culturais, esportivas e de lazer, que buscam estimular o desenvolvimento social e emocional das pessoas atendidas. Essas atividades são fundamentais para promover a integração social e reduzir o preconceito e a discriminação.

No caso específico da Apae Curitiba, nossa instituição oferece todos esses serviços e ainda conta com projetos específicos, como o de acolhimento. Atualmente a instituição possui 35 pessoas com deficiência intelectual que estão em situação de orfandade ou que sofreram algum tipo de abuso.

Por fim, é importante ressaltar que as Apaes desempenham um papel fundamental na promoção da inclusão e da dignidade das pessoas com deficiência. Essas instituições são essenciais para garantir o acesso a serviços de qualidade e para combater a exclusão social, a discriminação e o preconceito.

A Apae Brasil

A Federação Nacional das Apaes, ou Apae Brasil, é a maior rede de apoio às Pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltipla.

De acordo com o Censo IBGE 2010, o Brasil tem 45.606.048 de pessoas com deficiência, o que equivale a 23,9% da população do País. 18,60% foram declaradas pessoas com deficiência visual, 7% com deficiência motora, 5,10% com deficiência auditiva e 1,40% com deficiência mental.

O movimento Apaeano surge da necessidade de cobrir a ineficiência do Estado em prestar devida assistência às pessoas com Deficiência Intelectual ou Deficiência Múltiplas. Em um país historicamente marcado por forte rejeição, discriminação e preconceito, as famílias dessas pessoas, empenhadas em buscar soluções alternativas para que seus filhos alcancem condições de serem incluídos na sociedade, com garantia de direitos como qualquer outro cidadão, criaram as primeiras associações.

Para aqueles que querem conhecer mais dos serviços das Apaes pelo Brasil, pode acessar o site da Federação clicando aqui.

Seja um Voluntário da Apae Curitiba

Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da pessoa com deficiência intelectual.

Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo