Notícias

Salas de cinema ganham projeto inclusivo para autistas

A Sessão Azul se tornou uma experiência transformadora para os pequenos e suas famílias.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

 

Nem todos os espaços de lazer apresentam uma estrutura adequada para receber pessoas com deficiência. Com o propósito de ampliar e incluir cada vez mais essas novas práticas, as psicólogas Bruna Manta e Carolina Salviano de Figueiredo idealizaram a Sessão Azul, uma sala de cinema dedicada aos autistas. O projeto foi criado em 2015 com a ajuda de Leonardo, marido de Carolina. 

Em uma matéria divulgada pelo portal Autismo em Dia, o co-fundador disse que foi preciso realizar uma série de adaptações de forma inteligente para que todas as crianças pudessem se sentir bem durante a exibição do filme, afinal as sessões comportam muitas pessoas e exigem que as salas fiquem com as luzes apagadas com sons em alto volume, além de estímulos sensoriais variados, os quais podem causar um certo desconforto aos pequenos. 

Neste novo modelo implementado, a Sessão Azul oferece um lugar onde as crianças possam se movimentar e circular pela sala, o ambiente tem refrigeração controlada, com ambientação de meia-luz e o som mais baixo, proporcionando a qualidade de funcionamento e o mais importante, a segurança e bem-estar das crianças. 

O projeto é mantido através de patrocínios e redes de apoio que dão suporte de maneira séria e organizada para ajudar a manter o projeto. Todas as sessões oferecem ingressos por metade do preço, mas algumas vezes a entrada é gratuita. As sessões exibem filmes infantis com animações e até mesmo longas com atores. 

As sessões são distribuídas em vários estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Pará e hoje fazem parte de 29 cidades em quase todas as regiões do país, com as parcerias do Cinemark, Cinépolis e UCI. 

De acordo com a Lei  (PL 133/2019), toda pessoa com TEA deve ter acesso ao cinema, sendo 2% de sessões adaptadas, identificadas com o símbolo mundial da conscientização do espectro autista. Projetos como esses ocupam uma função social importante, pois beneficiam as crianças e suas famílias, dando todo o suporte necessário para que consigam usufruir de espaços culturais e, ao mesmo tempo, possam se socializar e aprender de outras maneiras. 

Faça um PIX e ajude a Apae Curitiba

Doar ficou ainda mais fácil com a opção PIX. Agora você tem mais essa modalidade, que é muito rápida, prática e segura. Lembre-se, que sua doação vale muito para a Apae Curitiba. Atualmente, são quase 500 estudantes e 35 moradores que recebem atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. Faça um PIX pela chave: [email protected]

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo