Saiba o que são deficiências ocultas
Entenda os desafios enfrentados por pessoas com deficiências ocultas e descubra como o Cordão de Girassol pode ajudar na identificação e inclusão desses indivíduos.
Enquanto algumas pessoas vivem com deficiências visíveis, permitindo um reconhecimento imediato e facilitando o acesso à assistência, muitas outras possuem deficiências não aparentes, que não são perceptíveis a olho nu e podem gerar desafios significativos no dia a dia.
Essas condições, conhecidas como deficiências ocultas, englobam uma ampla variedade de limitações físicas, cognitivas, neurológicas e sensoriais. Apesar de suas diferenças, todas elas exigem adaptações específicas e podem criar barreiras no cotidiano de quem as possui, dificultando o acesso a serviços, a compreensão social e até mesmo o exercício de direitos básicos.
Por não apresentarem sinais físicos evidentes, essas condições passam frequentemente despercebidas, o que pode gerar mal-entendidos, preconceito e falta de apoio adequado. Pessoas com deficiências ocultas enfrentam obstáculos não apenas no acesso a serviços essenciais, mas também na validação de suas necessidades, sendo muitas vezes questionadas ao exercer seus direitos.
No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – n.º 13.146/2015 assegura a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, existem diferentes leis que prevêem benefícios como assentos prioritários, filas preferenciais e banheiros adaptados à pessoa com deficiência. No entanto, devido à falta de conscientização, muitas pessoas com deficiências ocultas ainda enfrentam resistência e constrangimentos ao reivindicar esses direitos.
Para minimizar esses desafios e facilitar o reconhecimento dessas condições, foi criado o Cordão de Girassol, um acessório que sinaliza a presença de uma deficiência oculta. No Brasil, seu uso foi oficialmente reconhecido pela Lei n.º 16.624/2023, permitindo que pessoas com deficiências não aparentes possam ser identificados de maneira discreta, evitando constrangimento e promovendo mais acessibilidade e respeito.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
Você sabia que uma das formas de doar para Apae Curitiba é através da sua conta de luz? Basta entrar em contato com a Copel pelo telefone 0800 722 2723 e informar que quer fazer uma doação para a instituição do valor desejado. O valor que você escolheu será direcionado a instituição que será cobrado na sua próxima fatura. Não esqueça de estar com documentos em mãos para que eles possam confirmar sua identidade. Não deixe de doar! Existem maneiras simples e fáceis para você colocar sua generosidade em prática. Entre em contato agora mesmo com a Copel solicitando sua doação. Contamos com você. Saiba mais clicando AQUI.
Entenda os desafios enfrentados por pessoas com deficiências ocultas e descubra como o Cordão de Girassol pode ajudar na identificação e inclusão desses indivíduos.
A ação prestou uma homenagem às pessoas com síndrome de Down e promoveu a ampliação do repertório cultural e musical dos alunos.
Atividades ressaltaram a importância da preservação e do uso consciente do recurso.
Conheça a história de Hipólita e Julinha e descubra como apoiar meninas com síndrome de Down na puberdade.
Desinformação e estereótipos ainda dificultam a inclusão; veja o que é mito e o que é realidade.
Entenda o que é a hipotonia muscular, conheça suas causas, tipos e as opções de tratamento para essa condição, que afeta pessoas com síndrome de Down e também indivíduos com autismo.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.