Notícias

Saiba a diferença dos sintomas da variante Ômicron, da COVID-19 e a gripe H3N2

A prevenção continua sendo o melhor caminho durante a pandemia, que ainda não acabou.
Saiba a diferença dos sintomas da variante Ômicron, da COVID-19 e a gripe H3N2
Paulo Fortunato
Jornalista e Coordenador de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em
Imagem estudante da Apae Curitiba, escola Agrícola. Homem, moreno, cabelo grisalho, alto e fazendo o sinal de paz com as mãos.

Tosse, dores nas articulações e febre são sintomas tanto da Covid-19, quanto de H3N2, que é variante da influenza A. Ambas são doenças respiratórias e podem dificultar o diagnóstico de quem for acometido por um quadro de síndrome gripal.

Além dos exames que são necessários para a análise, é preciso conhecer os sintomas de cada infecção. E é claro, os cuidados sanitários precisam ser mantidos, sempre pensando na própria saúde e do próximo.

Veja um pouco mais sobre as diferenças entre os sintomas das duas doenças:

Medidas sanitárias para a prevenção de saúde:

Abaixo, confira algumas orientações das autoridades sanitárias e que ajudam na prevenção da saúde. Medidas como essas, evitam contaminação e propagação do vírus.

– Utilizar máscaras
– Evitar aglomerações
– Higienizar as mãos com álcool 70%
– Lavar as mãos sempre que possível
– Evitar toques, abraços e beijos

Automedicação

João Carlos Paiva (32), pai de um estudante da Apae Curitiba, foi contaminado com a Covid-19 no final de 2021 e comentou que passou por um momento turbulento ao ouvir de um amigo sobre um remédio que ajudaria no seu processo de recuperação. “Sempre tem alguém para indicar uma medicação e eu ouvi, mas não de um médico”, disse. Esse problema acarretou diversas complicações e Paiva teve que procurar um especialista no qual indicou o caminho correto a seguir.

Não use medicamentos indicados por outras pessoas, como amigos, vizinhos e parentes, mesmo que elas digam que tiveram os mesmos sintomas ou sinais que você. Cuidado! Doenças diferentes podem ter sintomas ou sinais parecidos ou até iguais, e você poderá usar um medicamento que poderá prejudicar ainda mais a sua saúde. Procure um médico se tiver sintomas.

Feriado de carnaval

Estamos próximos de uma das maiores festividades brasileiras, o Carnaval. É comum que as famílias viagem e até participem dos blocos carnavalescos espalhados pelas cidades do nosso país. Na capital curitibana, os eventos públicos foram adiados e tiveram suas datas alteradas. O objetivo é a redução das contaminações e, que os números de leitos não voltem a aumentar.

Vai viajar com sua família? Siga as dicas apresentadas aqui nessa matéria e em caso de sintomas, procure um médico para diagnostico e medicação.

Matéria: Paulo Fortunato

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content