Notícias

Qual é a relação entre Fonoaudiologia e a Alimentação. Descubra!

No Apaecast desta semana você confere uma conversa com a fonoaudióloga, Alzira Érika Araújo, que atua na Escola Luan Muller.
Qual é a relação entre Fonoaudiologia e a Alimentação. Descubra!
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
alzira e estudante durante um atendimento

O Apaecast da Apae Curitiba publicado nesta segunda-feira (12) conta como a alimentação interfere na fala numa entrevista com a fonoaudióloga, Alzira Érika Araújo, que atua na Escola Luan Muller. “A alimentação influencia na fala porque é através disso que vamos produzir as palavras”. Isso acontece desde bebê, na amamentação e na evolução da ingestão de alimentos. É aí que a criança vai exercitar, por meio da sucção, os músculos e favorecer a evolução crânio facial.

A fonoaudiologia é uma técnica que analisa sons e fonemas produzidos pelas pessoas. Estuda a voz, a audição e os distúrbios associados. Quando se trata de alimentação o campo está  relacionado, pois uma má nutrição ocasiona a falta de exercícios que trabalham os músculos orofaciais, como a boca, língua, bochecha, lábios.

Conforme o blog Fonovitae, “a mastigação contribui com o crescimento da face, estimula a salivação e ajuda na digestão.  Alimentos como iogurte, bisnaguinha, biscoitos, sucos prontos de caixinha, realizam poucos exercícios de mastigação”. Ainda conta que consumir alguns alimentos sem triturar, como frutas, legumes, verduras e carnes, exigem mais força da musculatura.

Para verificar se há atraso na fala, é preciso passar por uma avaliação fonoaudiológica que toda criança precisa realizar em idade pré-escolar. 

O Apaecast

O Apaecast, podcast produzido pela Apae Curitiba, foi idealizado pelo Coordenador de Comunicação, Marketing e Eventos da instituição, Paulo Fortunato, com a colaboração da jornalista Rhúbia Ribeiro. A proposta é levar para a comunidade informações, histórias e direitos da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. 

É possível acompanhá-lo em diversos dispositivos, sendo um facilitador para quem não tem tempo de sobra para assistir televisão. Ao ouvi-lo, você pode fazer tarefas domésticas, trabalhar, dirigir, entre outras coisas, simultaneamente. Além disso, nele é possível ouvir conteúdos mais segmentados, ou seja, temas que atingem um número menor de pessoas, porém, mais específicos.

Acompanhe o Apaecast nas plataformas de streaming: Spotify, SoundCloud, Google Podcasts, Apple Podcast e Deezer, além do próprio site da associação. 

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content