TRE-PR oferece formação especializada para mesários com deficiência intelectual e autismo
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
A Apae Curitiba é uma das mais importantes instituições de assistência à pessoa com deficiência do estado do Paraná. A entidade trabalha há mais de 60 anos na promoção da inclusão social e no atendimento a pessoas com deficiência intelectual e múltipla, oferecendo educação especializada e atividades que visam o desenvolvimento integral dos alunos atendidos.
A escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA), é uma das cinco escolas da instituição, que atende alunos com deficiência intelectual e múltipla, oferecendo um ambiente educacional seguro e acolhedor. No entanto, como muitas outras organizações sem fins lucrativos, a Apae Curitiba enfrenta desafios financeiros e estruturais para manter suas atividades em pleno funcionamento.
Uma dessas necessidades era a reforma do telhado da escola CITA. Por mais de um ano, os alunos da escola precisavam ser realocados em dias de chuva, pois o prédio ficava todo molhado devido às goteiras. Essa situação prejudicava o aprendizado dos estudantes e colocava em risco a saúde de todos que frequentavam o local.
Segundo a diretora da Escola, Soeli Morais, a reforma era uma solicitação de pais, funcionários e doadores. “A reforma do telhado era uma reivindicação antiga da comunidade escolar. Essa reforma significa segurança, saúde, bem-estar e conforto para nossos estudantes e profissionais. A conclusão desta obra nos deixa contentes e despreocupados em dias chuvosos”, contou a diretora.
Com a conclusão da obra, os estudantes agora podem desfrutar de um ambiente mais seguro e saudável para estudar. A reforma do telhado é uma vitória não só para a escola CITA, mas para toda a Apae Curitiba. A entidade tem se empenhado para garantir a melhoria das condições de infraestrutura e segurança em todas as suas unidades, buscando oferecer um atendimento de qualidade e inclusão social.
O presidente da instituição, Paulo Roberto Michelon, comentou sobre a entrega. “Estamos agora, concluindo o reparo do telhado da escola CITA, um trabalho que tinha caráter de urgência, pelos transtornos que vinha ocasionando em dias chuvosos. De problemas para a realização do trabalho em salas de aula e o desconforto gerado a todos: professores, auxiliares, alunos e até para a direção. Foi um trabalho cuja execução demorou mais do que nós havíamos planejado, em função do custo principalmente, mas que agora está concluído e que por ora, devolverá a normalidade de rotina para a escola”, falou Michelon.
No entanto, a reforma do telhado é somente uma das muitas obras que precisam ser realizadas na Apae Curitiba. A entidade ainda enfrenta desafios para manter suas atividades em pleno funcionamento, como a manutenção de equipamentos e demais estruturas nas unidades.
“Uma das prioridades da Apae é a reforma dos seus edifícios de uso, tanto pela exigência de reparos permanentes, pelo desgaste do tempo e avarias como pela demanda de adequação às necessidades de trabalho”, contou Paulo.
Michelon também falou das modernidades nesses espaços e de como isso irá impactar nas vidas dos atendidos e profissionais. “Buscamos criar ambientes adequados, com a melhoria e modernização desses espaços, para que os estudantes tenham maior conforto, plena acessibilidade e os nossos profissionais tenham condições necessárias para desenvolver o seu trabalho na plenitude”, disse o presidente.
Por isso, a colaboração das famílias e da comunidade é fundamental para garantir a continuidade dos serviços prestados pela Apae Curitiba e a manutenção da qualidade de vida dos alunos atendidos. As doações e o apoio voluntário são essenciais para a realização de obras e melhorias nas unidades da entidade, bem como para a oferta de atividades extracurriculares e de inclusão social.
A Apae Curitiba, através da escola CITA, agradece a todos que colaboraram, em especial o Brechó Colmeia da instituição, representado pela voluntária Estela Gulin, que se empenharam na realização da reforma do telhado. E reforça o apelo para que a comunidade continue apoiando as atividades da instituição, a fim de seguir com os trabalhos, promovendo a inclusão social e a qualidade de vida de seus alunos.
A Escola Integração e Treinamento do Adulto (CITA), Modalidade de Educação Especial, atende estudantes com deficiência intelectual ou múltipla moderada e transtornos globais do desenvolvimento a partir de 16 anos. Oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade de educação especial, etapa única que corresponde do 1º ao 5º ano da educação básica. Visa possibilitar oportunidades efetivas de aprendizagem, considerando tempo, ritmo e o desenvolvimento dos estudantes. Sendo assim, assegura a construção da cidadania, desenvolvendo no estudante a autonomia e coadjuvando seus direitos e deveres na sociedade. Conheça as escolas clicando AQUI.
Endereço: Rua Orlando Perucci, 1472 , no Bairro Butiatuvinha – Curitiba- Pr
Contato: (41) 3155-7955
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Uma oportunidade para adquirir produtos abaixo do mercado e ao mesmo tempo contribuir com a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Junto ao professor e coordenador os jovens proporcionaram atividades interativas, levando um pouco de alegria aos alunos da Apae.
Coletivo Tupi Pererê trouxe a magia do teatro aos alunos da Escola CITA, promovendo uma experiência lúdica e interativa.
Reconhecer e enfrentar o capacitismo é crucial para promover a inclusão e respeito. Para evitar esse tipo de erro, reunimos uma lista de expressões que desvalorizam tanto crianças autistas quanto a parentalidade atípica. Confira!
A Apae Curitiba conta a história de Nadime, uma influenciadora digital e autista, cujo percurso até o diagnóstico foi marcado por desafios e atrasos significativos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.