Notícias

Receita Federal prorroga entrega da declaração do Imposto de Renda 2022

Declaração deste ano poderá ser enviada até 31 de maio de 2022
Receita Federal prorroga entrega da declaração do Imposto de Renda 2022
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Foto de uma celular escrito na tela Receita Federal

Foi publicada no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (05) a prorrogação do prazo de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) de 2022. Agora os contribuintes têm até 31 de maio para fazer a sua declaração (a data final era 29 de abril).

“A prorrogação visa mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados”, disse a Receita Federal, em nota.

Nos últimos dois anos, a Receita já havia prorrogado o prazo devido às dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus. O serviço foi liberado este ano no início de março e pode ser enviado pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, pelo programa gerador do imposto de renda para computadores e pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, o E-CAC.

“As restituições seguirão o cronograma anterior, sem alteração. As datas permitidas para a opção pelo débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais, ou seja, para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF”, completa a nota. 

A doação de 3% do IRPF colabora com o funcionamento de instituições como a Apae Curitiba. Para o Coordenador de Projetos da instituição, Eduardo Szpunar, as doações garantem os atendimentos dos alunos e acolhidos. Além disso, “uma série de benefícios são proporcionados diretamente aos estudantes da Apae. É possível pagar os profissionais, novos equipamentos, novos métodos terapêuticos ou substituir equipamentos”, comenta.

Szpunar convida a população a contribuir com a Apae Curitiba através da doação. “Eu gostaria de convidar a todos para que façam sua doação. Você que doa pelo formulário completo e pode fazer sua doação, faça!”, diz. O coordenador finaliza seu argumento relatando que qualquer valor ajuda a instituição, “cinco, dez, cinquenta reais… Enfim, qualquer recurso é importante. Se todos puderem doar o que for possível, representa muito para a Apae”, finaliza.

Ao realizar a doação pelo IRPF o contribuinte estará financiando a causa da pessoa com deficiência. São quase 500 estudantes e mais suas famílias, que estão distribuídos em nossas cinco escolas e que recebem atendimento gratuito em um dos três Centros Terapêuticos em diversas áreas como: Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Neurologia, Fisioterapia e Hidroterapia. Além disso, a contribuição auxilia na manutenção das Casas Lar da Apae Curitiba. São sete residências com um total de 35 acolhidos, todos com deficiência intelectual e/ou múltipla, na condição de órfãos, abandonados ou em situação de risco.

Receita Federal prorroga entrega da declaração do Imposto de Renda 2022. Saiba como doar pelo Imposto de Renda em nosso podcast. 

Matéria: Rhúbia Ribeiro 

Foto: Marcelo Carvalho/Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content