Notícias

Saiba quantas Apaes existem no Paraná e quantos atendimentos são realizados anualmente no estado

A Federação Estadual das Apaes é responsável por direcionar e apoiar as filiais em cada município do Paraná.
bio-paulo-fortunato
Paulo Fortunato
Jornalista, Gerente de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em

O movimento Apaeano está espalhado pelo Paraná e presente em diversas cidades, levando atendimento gratuito e de qualidade para pessoas com deficiência (PcD) intelectual e múltipla. Segundo o presidente da Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAES-PR), Alexandre Augusto Botareli Cesar, atualmente no estado existem 329 Apaes e 17 instituições filiadas. Cesar diz que o trabalho a ser realizado é grande. ”Existem muitas áreas da sociedade que precisam conhecer a causa das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.” 

A FEAPAEs-PR, localizada em Curitiba, completou 29 anos de fundação no dia 29 de maio. Em 2015 passou a ser chamada “Casa das APAEs José Diniewicz,” em memória deste que foi um dos Apaeanos mais dedicados, e que em seu mandato comprou a sede onde hoje é a FEAPAEs.

Todas as Apaes e instituições análogas são filiadas à Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e são posteriormente perfilhadas nas federações estaduais, no caso da Apae Curitiba, na Federação Estadual das Apaes Paraná (FEAPAES-PR). 

A entidade estadual é uma associação civil que presta assistência social, assessoria, proteção e garantia legal, com foco no fortalecimento da mobilidade social de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla.  

De acordo com o Censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010, o Brasil tem mais de 45,6 milhões de PcD, equivalente a 23,9% da população do país. Já no Paraná, esse índice é de 22%. Na maior parte dos casos, pessoas com deficiência necessitam de uma série de tratamentos terapêuticos para poderem ter uma qualidade de vida em meio a uma sociedade do qual são acometidas por preconceito, discriminação e exclusão social.

É por isso que a principal bandeira das Apaes brasileiras é a inclusão social. Por meio dos atendimentos terapêuticos gratuitos, as instituições em cada cidade brasileira, trabalham para realizar o maior número de atendimentos possível e com qualidade.

Para superar as barreiras de preconceito e discriminação contra a PcD, promover o respeito à diversidade humana é essencial ter acesso à informação. Realizar isso, não é um papel só da Apae Curitiba, mas de todas as 2.227 instituições espalhadas pelo território brasileiro.

A Apae Curitiba

Atualmente a instituição atende quase 500 pessoas com deficiência intelectual, só na área da saúde, são 50 mil atendimentos por ano. Entre eles fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, musicoterapia, neurologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional.

Os atendidos também são estudantes da Apae, onde são divididos em escolas por faixa etária ou grau de deficiência (leve, moderado e severo), onde recebem atendimento pedagógico que auxilia no desenvolvimento.

Na Apae Curitiba, outro segmento é o acolhimento de pessoas com deficiência intelectual com mais de 16 anos que foram abandonadas ou sofreram algum tipo de abuso. Os acolhidos são encaminhados pela Secretaria de Estado Da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (SEJUF) e passam a morar nas Casas Lar da instituição, frequentar as escolas e receber o atendimento na área da saúde. Hoje, são 35 acolhidos, homens e mulheres, divididos em 7 residências.

Atendimento gratuito

Todos os atendimentos realizados pela Apae Curitiba, são gratuitos. Do orçamento anual, 60% são pagos com convênios com órgãos do governo e empresas privadas, contudo 40% são por meio de arrecadação. Sem a ajuda da comunidade, não é possível manter os atendimentos. 

As doações podem ser feitas por Apadrinhamento, onde o doador escolhe um atendido da Apae para receber uma doação mensal, em que custeará parte dos tratamentos. Também é possível contribuir por cartão de crédito/débito, doação via Conta de Luz, Imposto de Renda, Pessoa Física/Jurídica e na modalidade PIX por meio da chave [email protected].

Ajude a Apae Curitiba através da sua conta de luz

Você sabia que uma das formas de doar para Apae Curitiba é através da sua conta de luz? Basta entrar em contato com a Copel pelo telefone 0800 722 2723 e informar que quer fazer uma doação para a instituição do valor desejado. O valor que você escolheu será direcionado a instituição que será cobrado na sua próxima fatura. Não esqueça de estar com documentos em mãos para que eles possam confirmar sua identidade. Não deixe de doar! Existem maneiras simples e fáceis para você colocar sua generosidade em prática. Entre em contato agora mesmo com a Copel solicitando sua doação. Contamos com você. Saiba mais clicando AQUI

Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo