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Profissionais da saúde da Apae Curitiba participam do curso de Introdução à Reabilitação para Pessoas com Deficiência

O evento ocorreu de 9 a 12 de julho, reunindo profissionais de todas as áreas e setores terapêuticos. 
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Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
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Durante a última semana, profissionais da saúde da Apae Curitiba participaram de um curso sobre Introdução à Reabilitação da Pessoa com Deficiência, conduzido pela psicóloga e coordenadora do setor terapêutico da instituição, Laura Tilly Cutrim. O objetivo do curso foi aprimorar as habilidades dos profissionais e melhorar a qualidade dos atendimentos, seguindo as diretrizes mais recentes do governo do Paraná, conforme a Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa com Deficiência e a cartilha “Avaliação e Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

De acordo com a coordenadora, essa normativa do governo é um guia com orientações sobre como realizar avaliações e elaborar planos terapêuticos. Embora o caderno seja focado especialmente em pessoas com TEA, ele contém informações relevantes para todo o público atendido pela Apae. 

No curso, os profissionais puderam aprender temas relacionados a princípios gerais de reabilitação, explica Cutrim, ‘’Á partir disso, verificamos como planejar os atendimentos, visando os princípios e estimulando o melhor desenvolvimento do paciente, usando principalmente recursos lúdicos, que são os materiais que mais temos acesso e que o nosso público melhor responde’’. 

Além da teoria, o curso incluiu uma atividade prática essencial para a aprendizagem das profissionais. Elas realizaram um estudo de caso baseado no filme “A Música Nunca Parou”, identificando as principais necessidades do “paciente” e, a partir dos princípios da reabilitação, elaboraram um plano terapêutico. O objetivo era discutir como as diferentes especialidades poderiam colaborar nesse processo de recuperação do indivíduo. 

Como terapeuta ocupacional, Suellen Costa Ripka relata que o curso foi extremamente valioso para seu crescimento profissional. Ela pôde trocar experiências com os colegas e ampliar sua visão sobre as práticas de trabalho. ”Através da prática com o estudo de caso, podemos afunilar nossos objetivos, tornando-os visíveis e mensuráveis. Isso nos permite reavaliar e observar a evolução do paciente durante o tempo pré-estabelecido, ajustando os planos terapêuticos. 

Priscila Martins de Oliveira, fisioterapeuta na Escola Luan Muller, acredita que os cursos oferecidos pela Apae contribuem significativamente para o seu aprendizado e proporcionam enriquecimento em diversas áreas. “Poder participar dos cursos é uma oportunidade de trocar experiências, ajudando a desenvolver a capacidade de resolução de problemas, disciplina e responsabilidade’’, ressaltou.

Como uma instituição que preza pela qualidade de vida de seus alunos e atendidos, a Apae Curitiba tem o propósito de manter seus funcionários e profissionais cada vez mais habilitados para agirem da melhor maneira, seja em um processo de reabilitação ou em outras situações. Esses momentos de capacitação permitem que os profissionais aprimorem suas habilidades, tornando o aprendizado mais eficaz e relevante para o dia a dia profissional.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 

➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 

➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

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