Notícias

Passeio no Museu Oscar Niemeyer diverte moradores das Casas Lar

O passeio faz parte de uma série de eventos disponibilizados aos residentes durante as férias de julho.
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
moradores reunidos na frente do museu para a foto

Os acolhidos pelas Casas Lar da Apae Curitiba visitaram nesta terça-feira (19) o Museu Oscar Niemeyer (MON). A atividade foi proposta para oferecer conhecimento cultural. “Nada melhor do que o museu para prestigiar. Eles ficaram muito felizes”, disse Rosilei Bastos Pivovar, assistente social.  “Foi muito bom e interessante. Eles participaram bastante e puderam ver elementos culturais dos índios e muito mais”. 

O MON é considerado o maior museu da América Latina, sendo um patrimônio estadual localizado em Curitiba. Oferece nove salas expositivas com acessibilidade para as pessoas com deficiência (PcD). Também tem uma sala de acomodação sensorial para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que minimiza desconfortos durante a visita.

“Estamos treinando para receber esse público, mas é um público que não conseguimos acessar facilmente. Eu amei essa experiência”, disse Nathalia Oliveira, uma das mediadoras que acompanhou os moradores no passeio. 

Durante as férias escolares deste ano os moradores das Casas Lar vão participar de uma série de eventos externos e atividades internas. Já teve passeio no zoológico, Festa Julina, Museu Oscar Niemeyer (MON) e haverá saídas para o Parque Tanguá, cinema, piquenique, caminhadas, entre outros. “É por conta das férias que estamos fazendo estes eventos. Para dar mais alegria a eles e não ficarem muito dentro de casa”, explica Rosilei.

As casas Lar

As sete Casas Lar estão localizadas em Santa Felicidade, Curitiba, e acolhem 35 pessoas. São casas de acolhimento para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, maiores de 18 anos, todos nas condições de órfãos, abandonados ou em situações de risco. Nelas os acolhidos residem permanentemente (como em um lar), frequentam as escolas, recebem os atendimentos da área de saúde e cuidados por mães sociais, responsáveis pelos cuidados, organização e administração das casas. 

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, que faz o encaminhamento de novos possíveis moradores, inclusive os advindos de determinação judicial, e o acompanhamento da qualidade do acolhimento e bem estar dos moradores. O serviço é acompanhado pelo Ministério Público/Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Vara da Infância e da Juventude.

Serviço MON

Ingressos

  • R$ 30,00 (inteira) 
  • R$ 15,00 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação; doadores de sangue; pessoas com deficiência; titulares da ID Jovem; portadores de câncer com documento comprovatório)

Horário 

  • Terça a Domingo, das 10h às 17h30 (permanência até 18h) 
  • Venda de ingressos e acesso às salas de exposição até 17h30 

Endereço 

  • Rua Marechal Hermes, 999 Centro Cívico, Curitiba 

Contato

  • (41) 3350.4400

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo