Notícias

Para qual escola da Apae posso enviar meu filho?

Após uma avaliação, os pais podem matricular seus filhos em uma das cinco escolas da Apae, caso sejam aprovados. Isso engloba a educação infantil, de adolescentes e adultos/idosos
Para qual escola da Apae posso enviar meu filho?
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Aluno sentado em uma carteira numa Escola da Apae

A Apae Curitiba tem cinco escolas localizadas no Batel, Seminário e Santa Felicidade. Porém, muitos pais não sabem para qual escola enviar seus filhos. É importante salientar, que a instituição atende desde a educação infantil e educação de jovens e adultos. Atualmente, possui quase 500 alunos. Confira as escolas:

CEDAE: Educação Infantil/anos iniciais

O Centro de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) abrange educação infantil, estimulação essencial e pré-escolarização – idade cronológica: 0 a 5 anos e 11 meses. Seu público alvo são bebês prematuros, alto risco, síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. Conta com direção, coordenação pedagógica, professores regentes, estimuladores, pedagogos e professores em áreas específicas – educação física, natação, circuito psicomotor, arte, informática e literatura.

Atividades Desenvolvidas

O objetivo é promover, através do processo educacional, na formação do cidadão sua estruturação para a independência, autonomia, auto realização, através do processo ensino-aprendizagem, respeitando seu desenvolvimento biopsicossocial, suas potencialidades e sua diversidade como membro de uma sociedade inclusiva.

Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597 B, Curitiba – PR, 80420-160

Diretora: Margareth Terra Alcântara

Telefone: (41) 3222-8884

Alunos no pátio da Escola Cedae
Foto: Arquivo Apae

Escola Luan Muller – 6 a 15 anos e 11 meses 

A Escola Luan Muller atende alunos com deficiência intelectual e/ou múltiplas de 6 anos a 15 anos e 11 meses. Possui fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, neurologia, nutrição e pedagogia que apoiam e complementam o atendimento educacional.

Atividades Desenvolvidas

O objetivo é desenvolver atendimentos pedagógicos com áreas de conhecimento do ensino fundamental como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, ensino religioso, educação física, arte, informática, educação ambiental e atividades recreativas pedagógicas, priorizando a alfabetização.

Endereço: Rua Prof. João Argemiro Loyola, 220 – Seminário, Curitiba – PR, 80240-530

Diretora: Dayse Ribeiro Domiciano

Telefone: (41) 3244-9166

Alunos da Escola Luan Muller
Foto: Arquivo Apae

Escola Terapêutica Vivenda – A partir de 16 anos

A Escola Terapêutica Vivenda atende pessoas com deficiência intelectual severa, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento a partir de 16 anos, atendendo Currículo Funcional natural.

Atividades Desenvolvidas

O objetivo é possibilitar e ofertar programas e atividades que favoreçam o desenvolvimento das habilidades cognitivas, socioafetivas, motoras e comportamentais, permitindo que o dedicando seja favorecido em suas práticas de vida diária e inserção social, melhorando sua qualidade de vida.

A Proposta Curricular contempla os conhecimentos: aprendizagem de valores, atitudes sociais, educação para a cidadania e vivência funcional de acordo com a necessidade dos estudantes, permitindo a compreensão e atuação em seu meio de convívio. São propostas atividades através de programas interdisciplinares, buscando desenvolver no estudante autonomia na sua rotina diária, funcionalidade na vida prática, desenvolvimento motor e tolerância à vivência social, envolvendo sempre estratégias que trabalhem o lúdico e o funcional.

Nesse contexto, todas as atividades propostas estão adaptadas, respeitando o meio de vivência de cada estudante, sua história de vida, conhecimento familiar e social, seu estilo de vida e seu ritmo.

A equipe de docentes tem por estratégia de ensino propor diariamente atividades que estimulem a aprendizagem de forma criativa, diversificada e individualizada para cada estudante, oferecendo assim condições para que a aprendizagem ocorra de maneira funcional e espontânea, tornando a vivência escolar agradável, prazerosa e produtiva, sendo necessário e indispensável para a qualidade de vida dos estudantes.

Endereço: Rua Orlando Peruci, 1472 – B – Prédio C – Butiatuvinha, Curitiba – PR, 82400-300

Diretora: Celma Tessari

Telefone: (41) 3372-2625

Aluna da Escola Vivenda
Foto: Arquivo Apae

Escola Integração e Treinamento do Adulto (CITA) – A partir de 17 anos

A Escola Integração e Treinamento do Adulto (Cita) abrange Deficiência intelectual moderada em adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

Atividades Desenvolvidas

O objetivo é buscar possibilidades para o desenvolvimento. O trabalho é direcionado para as atividades de educação de jovens e adultos, utilizando recursos que possibilitem o desenvolvimento de hábitos, atitudes e habilidades perceptuais e manuais.

Endereço: Rua Orlando Peruci, 1472 – B – Prédio B – Butiatuvinha, Curitiba – PR, 82400-300

Diretora: Soeli Moraes

Telefone: (41) 3372-2625

Alunas na sala de aula da Escola Cita
Foto: Arquivo Apae

Escola Agrícola Henriette Morineau – A partir de 17 anos

A Escola Agrícola Henriette Morineau abrange deficiência intelectual moderada e leve em adultos e adolescentes a partir de 17 anos. Possui direção, coordenação pedagógica, professores regentes, professores de educação física, artes, informática, literatura e pedagogo.

Atividades Desenvolvidas

O objetivo é a educação de jovens e adultos e profissionalização em cursos a partir do limite da deficiência.

Endereço: Rua Orlando Peruci, 1472 – B – Prédio B – Butiatuvinha, Curitiba – PR, 82400-300

Diretora: Mauro Mocochinski

Telefone: (41) 3372-2625

Aluno da Escola Agrícola da Apae
Foto: Arquivo Apae

Matéria: Rhúbia Ribeiro

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content