Notícias

Funcionários da Apae Curitiba recebem palestra sobre saúde e primeiros socorros

A iniciativa visa fortalecer as habilidades e conhecimentos dos colaboradores, garantindo que estejam preparados para agir com eficácia em situações de emergência, proporcionando assim um ambiente mais seguro e acolhedor para os alunos e colaboradores da instituição.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Manter os conhecimentos básicos sobre saúde são fundamentais para nossa vida diária principalmente para quem trabalha em instituições como a Apae Curitiba. Na manhã de ontem (11), alguns profissionais da instituição se reuniram na Escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA) onde puderam participar de uma palestra sobre primeiros socorros. A palestra foi ministrada pelo profissional de educação física, Henrique Barbieri. 

Barbieri é natural de Guarulhos-SP, e chegou a Curitiba por meio de um convite do grupo da Shopee. Sua presença na cidade foi facilitada pelo contato estabelecido pelo grupo Saber Saúde com diversas entidades e empresas parceiras, visando organizar palestras gratuitas com temas específicos solicitados pelas instituições.

O profissional que trabalha na rede Saber é Saúde, um grupo que atua há mais de dez anos oferecendo palestras gratuitas ministradas por especialistas na área, trouxe temas importantes de como proceder diante de acidentes como engasgo, convulsões, queimaduras e hemorragias.

Henrique começou a palestra falando sobre a necessidade da prevenção e do conhecimento. ‘’Se as pessoas têm conhecimento sobre saúde dentro de casa, independente da profissão da formação que vocês escolham, vocês vão saber como ter uma boa vida, como ter uma prevenção adequada. Quem tem conhecimento sabe baixar a febre de um filho, sabe aliviar uma dor, sabe evitar doenças que levam brasileiros à morte’’, enfatizou. 

É fundamental manter hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática regular de atividade física, como medidas preventivas. Essas ações desempenham um papel crucial na prevenção de doenças como diabetes e problemas cardiovasculares, temas que também foram discutidos durante a palestra. Ao adotar um estilo de vida saudável, podemos reduzir significativamente o risco de desenvolver essas condições e promover uma vida mais longa. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o sedentarismo pode levar 500 milhões de pessoas a desenvolverem doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras doenças não transmissíveis até 2030, é o que alerta um novo relatório publicado recentemente pela organização. 

‘’A falta de conhecimento afeta o Brasil inteiro, então isso ajuda não só na instituição, mas até dentro de casa, prevenindo acidentes, caso algo aconteça as pessoas saberão o que fazer ali. Então, é um assunto fundamental, especialmente para professores que trabalham com um risco mais elevado’’, disse Henrique. 

A Apae Curitiba é uma instituição que visa não apenas manter os cuidados relacionados à pessoa com deficiência, mas também oportuniza momentos como esse aos profissionais, promovendo palestras e cursos que visam enriquecer seus conhecimentos. Através dessas iniciativas, não apenas as pessoas com deficiência são beneficiadas, mas toda a comunidade envolvida no cuidado e na promoção da qualidade de vida de todos. 

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 

➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 

➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA. 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo