Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Apae Curitiba promove ações pela inclusão
Escolas realizam atividades que reforçam a mensagem da campanha: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
No final de março, a empresa de cosméticos O Boticário, em parceria com a Apae Curitiba, realizou uma ação especial para proporcionar momentos de cuidado e bem-estar às mães dos alunos e colaboradores. Em homenagem ao Mês da Mulher, foram entregues kits de beleza para as mães da Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE), Luan Muller e para o Clube de Mães da Escola Apae Santa Felicidade. Os kits continham hidratante corporal e óleo multifuncional, oferecendo às mulheres uma experiência de autocuidado e valorização pessoal.
Além da entrega dos produtos, o evento contou com palestras sobre a importância da autoestima e do autocuidado, conduzidas por Luciana Mendes, integrante do setor de captação da Apae Curitiba e responsável pela ação.
Durante sua fala, Luciana destacou o impacto do contexto digital na percepção da autoimagem, ressaltando a importância do amor-próprio e da valorização individual: “Em um mundo tão competitivo, onde a internet expõe tantas realidades, as pessoas tendem a se comparar excessivamente, esquecendo suas próprias qualidades e potencialidades. Isso pode resultar na perda da autoestima e no descuido com o próprio bem-estar.”
Com o apoio do Boticário, a iniciativa procurou inspirar e fortalecer essas mulheres, que frequentemente se colocam em segundo plano ao se dedicarem aos filhos. Esse momento serviu como uma reflexão sobre a importância de se valorizar e manter o autocuidado.
“Eu gostei bastante do evento, me identifiquei em diversos pontos. São coisas que eu preciso fazer por mim”, exclamou Rhamena Ditzel, mãe do Theo, aluno do CEDAE.
Ela também ressaltou as dificuldades ao equilibrar as demandas da maternidade com o autocuidado: “Nós, mães de uma criança autista, não temos tempo. É do trabalho para casa e de casa para o trabalho, mais nada”.
Dessa forma, para auxiliar essas mulheres com rotinas intensas e desafiadoras, a palestra trouxe cinco dicas práticas e rápidas para cultivar a autoestima e não deixar de lado a essência e o bem-estar.
A Apae Curitiba segue promovendo ações voltadas para o acolhimento e fortalecimento das famílias, reforçando o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento humano.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da pessoa com deficiência intelectual.
Escolas realizam atividades que reforçam a mensagem da campanha: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
A cerimônia incluiu palestras inspiradoras sobre autocuidado e autoestima, além da entrega de kits de beleza às mães dos alunos e colaboradores.
A autodefensora da Apae Curitiba, Gortiana Vilalba, e a assistente social das Residências Inclusivas, Rosilei Pivovar, realizaram uma fala de conscientização durante o evento.
Entenda os desafios enfrentados por pessoas com deficiências ocultas e descubra como o Cordão de Girassol pode ajudar na identificação e inclusão desses indivíduos.
A ação prestou uma homenagem às pessoas com síndrome de Down e promoveu a ampliação do repertório cultural e musical dos alunos.
Atividades ressaltaram a importância da preservação e do uso consciente do recurso.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.