Apae arrecada mais de 600 kg de alimentos na Expo Maratona de Curitiba
Evento antecedeu a Maratona, que reuniu mais de 13 mil atletas no último domingo (17), com provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km.
Mar Galcerán, deputada do Partido Popular, fez história ao se tornar a primeira pessoa com síndrome de Down a ocupar um cargo político de deputada na Espanha. A parlamentar, de 46 anos, é membro das Cortes Valencianas, o parlamento da Comunidade Valenciana, desde 14 de setembro de 2023.
Galcerán foi incluída nas listas do seu partido nas duas últimas eleições regionais, tanto em abril de 2019 quanto em maio de 2023. No entanto, somente durante as eleições mais recentes é que teve a oportunidade de assumir um dos 99 assentos deste órgão legislativo regional.
A eleição de Mar Galcerán representa um marco significativo na inclusão de pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla na política e simboliza uma conquista notável para os indivíduos com essa condição, mostrando que são capazes de qualquer coisa.
O envolvimento inicial na política, por Galcerán, deu-se na década de 1990, quando ela tinha 20 anos. Durante esse período, começou a participar ativamente das Novas Gerações do Partido Popular, que é a organização juvenil associada ao partido.
Em entrevista à CNN Brasil, a parlamentar contou que duas coisas a motivaram: “uma, que acredito nas ideias e no programa do Partido Popular e, por outro lado, quero mudar a visão da sociedade sobre o grupo de pessoas com diferentes capacidades. Deixe-os ver que além da deficiência somos pessoas’’.
Paralelamente à sua imersão política, também iniciou a sua trajetória profissional.Entre 1997 e 2010, desempenhou funções como membro interino no Ministério da Presidência da Generalitat Valenciana.
A partir de 2010 e, após ser aprovada nos primeiros concursos adaptados para pessoas com deficiência intelectual, continuou sua carreira em diversos setores. Inicialmente, na área de Habitação Social, seguida por envolvimentos nas Políticas de Igualdade e Inclusão, e, por último, na Saúde.
Atualmente, Galcerán completa 26 anos dedicados ao serviço público, tendo como prioridade para a 11ª legislatura: “Trabalhar pelo bem-estar dos valencianos”, afirmado pela parlamentar durante a reportagem da CNN Brasil.
Ainda, revelou o interesse em continuar no cargo por mais quatro anos.
Em algumas ocasiões, Mar Galcerán teve que enfrentar preconceitos. “Quem não me conhece acha que, por ter deficiência, síndrome de Down, não sou capaz. Mas isso é porque eles não me conhecem, não sabem que trabalho vou fazer, nem sabem o meu currículo”, contou na matéria publicada pela CNN Brasil.
Há vários anos, a deputada mantém uma ligação estreita com a Associação Valenciana de síndrome de Down, ou Asindown. Durante o período de 2014 a 2018, assumiu a presidência da associação. Ela afirmou em entrevista à CNN Brasil: “Percebi uma oportunidade de contribuir para o meu grupo”. Atualmente, ela ainda mantém vínculos com essa associação, embora, segundo ela, esteja em uma posição menos proeminente.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
O projeto trata-se de uma ação de apadrinhamento onde a cada mês poderá ser doado uma determinada quantia para a instituição. O valor vai ajudar a Apae a manter seu funcionamento e utilizá-lo nas reformas nas escolas. Podem participar da campanha qualquer pessoa interessada que entrar em contato através do e-mail [email protected]. Seja um dindo ou uma dinda clicando AQUI.
Evento antecedeu a Maratona, que reuniu mais de 13 mil atletas no último domingo (17), com provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km.
Os pincéis para aplicação de maquiagem possuem mecanismos de rotação, articulação e extensão, além de identificação tátil para pessoas com deficiência visual.
Certificação reforça transparência, responsabilidade e eficiência das organizações, fortalecendo seu impacto social.
Compreenda a importância da autonomia no desenvolvimento integral de pessoas com deficiência intelectual e descubra como a Apae Curitiba implementa estratégias para estimular a independência de seus alunos e assistidos.
Idealizado por quatro estudantes de jornalismo, o projeto promove uma nova abordagem de inclusão e acessibilidade.
O passeio repleto de diversão e inclusão fortaleceu os laços entre alunos, professores e familiares, proporcionando momentos de alegria e união.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.