TRE-PR oferece formação especializada para mesários com deficiência intelectual e autismo
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
No dia 3 de agosto, o deputado federal Luciano Ducci realizou uma visita às Casas Lar da Apae Curitiba. Nessa ocasião, o deputado direcionou recursos através de uma emenda federal para o serviço de acolhimento da Apae Curitiba. Os equipamentos foram distribuídos para todas as casas incluindo fogões, geladeiras, micro-ondas, ventiladores, aquecedores, sofás, máquinas de lavar roupa e coifas.
Durante sua visita, Luciano foi recebido por Eduardo Feichas Szpunar, gerente de captação de recursos da instituição, e Priscila Antunes, que também integra a equipe de captação. Ducci mantém um compromisso de longa data com a Apae, oferecendo o seu apoio desde de 2017. Ao realizar as doações por meio de emendas, os representantes do setor público contribuem para organizações e projetos que possam estar associados a melhorias nas comunidades, nos setores de saúde, educação, infraestrutura e em outras áreas.
Eduardo ressaltou a importância de manter políticos e pessoas públicas engajadas na causa. ‘’Nós temos que manter o relacionamento e estreitá-lo com todos os parceiros, seja empresas quanto políticos. Além do recurso que é muito importante, no caso de deputados federais e senadores podem destinar emendas, mas além disso, formular políticas públicas, o que vai além do recurso pontual. Então ao formular políticas públicas nós podemos ampliar os atendimentos e recursos de forma perene’’, disse o gerente de captação.
O setor de captação de recursos da Apae Curitiba tem como propósito manter o compromisso constante com a busca por meios que viabilizem o financiamento de programas e projetos que beneficiam diretamente pessoas com deficiência. Por meio de parcerias estratégicas, doações e iniciativas inovadoras, o setor se empenha em assegurar os recursos necessários para promover a qualidade de vida, a educação inclusiva e o desenvolvimento integral dos assistidos, consolidando uma rede de apoio sólida e efetiva.
Cada doação é extremamente valiosa e tem o poder de impactar positivamente a vida dos alunos e acolhidos. Junte-se a nós como um verdadeiro APAExonado. Para saber mais sobre como doar, acesse aqui.
As sete Casas Lar estão localizadas em Santa Felicidade, Curitiba, e acolhem 35 pessoas. São casas de acolhimento para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, maiores de 18 anos, todos nas condições de órfãos, abandonados ou em situações de risco. Nelas os acolhidos residem permanentemente (como em um lar), frequentam as escolas, recebem os atendimentos da área de saúde e cuidados por mães sociais, responsáveis pelos cuidados, organização e administração das casas.
O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, que faz o encaminhamento de novos possíveis moradores, inclusive os advindos de determinação judicial, e o acompanhamento da qualidade do acolhimento e bem-estar dos moradores. O serviço é acompanhado pelo Ministério Público/Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Vara da Infância e da Juventude.
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Uma oportunidade para adquirir produtos abaixo do mercado e ao mesmo tempo contribuir com a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Junto ao professor e coordenador os jovens proporcionaram atividades interativas, levando um pouco de alegria aos alunos da Apae.
Coletivo Tupi Pererê trouxe a magia do teatro aos alunos da Escola CITA, promovendo uma experiência lúdica e interativa.
Reconhecer e enfrentar o capacitismo é crucial para promover a inclusão e respeito. Para evitar esse tipo de erro, reunimos uma lista de expressões que desvalorizam tanto crianças autistas quanto a parentalidade atípica. Confira!
A Apae Curitiba conta a história de Nadime, uma influenciadora digital e autista, cujo percurso até o diagnóstico foi marcado por desafios e atrasos significativos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.