Notícias

Escola Luan Muller prioriza saúde e alfabetização dos estudantes

Convívio diário e atendimentos colaboram para o tratamento dos estudantes.
Logo Apae Curitiba
Redação Apae
Publicado em
Escola Luan Muller prioriza saúde e alfabetização dos estudantes

A Escola Luan Muller da Apae Curitiba oferece ensino a alunos com deficiência intelectual ou múltipla de seis a 15 anos e onze meses de idade nas modalidades de Educação Especial no Ensino Fundamental em anos iniciais. Oferece atendimentos pedagógicos e terapêuticos profissionais como fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, neurologia, nutrição e pedagogia que apoiam e complementam o atendimento educacional.

Durante o processo, os atendimentos pedagógicos são feitos com desenvolvimento de áreas de conhecimento do ensino fundamental como língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia, ensino religioso, educação física, arte, informática, educação ambiental e atividades recreativas pedagógicas, sempre priorizando a alfabetização dos alunos.

Dayse Ribeiro Domiciano, diretora da escola, explica que o trabalho escolar é realizado em conjunto às famílias desde o início do tratamento e que “os trabalhos terapêutico e pedagógico caminham juntos”. Os terapeutas fazem as avaliações para descobrir as necessidades de cada estudante e estipular as demandas. Estes atendimentos acontecem de uma a duas vezes por semana com duração de 30 minutos a uma hora. 

Os estudantes entram na escola através de encaminhamentos dos alunos junto a Unidades de Saúde, Escolas, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência que detectam Transtorno do Espectro Autista (TEA e outras deficiências. Na escola, os profissionais fazem avaliações para descobrir as necessidades de cada estudante e estipular as demandas.
Atualmente são 88 alunos em espaço pequeno cedido pela Prefeitura de Curitiba. A grande procura das famílias que vêm de outras regiões do interior ou das Apaes causam uma superlotação Em 2023 haverá apenas duas novas vagas no ambiente.

A Escola Luan Muller é uma das cinco escolas da Apae Curitiba e está localizada na Rua Prof. João Argemiro Loyola, 220 – Seminário, em Curitiba. Para mais informações, entre em contato pelo (41) 3244.9166 ou e-mail: [email protected]

Ajude a Apae Curitiba com suas Notas Fiscais

A Apae Curitiba disponibiliza urnas de coleta para notas fiscais em instituições. Quando o cliente não informa seu CPF é possível deixá-las dentro da urna como forma de doação. Nós passamos recolhendo periodicamente e lançamos no sistema do Nota Paraná e, assim, conseguimos recolher o valor dos impostos e reverter em doação para ajudar com os custos da instituição. Se você tem um comércio, entre agora mesmo em contato conosco e informe seu desejo de nos ajudar que levaremos até você uma urna de coleta. Contamos com sua ajuda. Muitas vidas podem ser impactadas através dessa sua atitude. Saiba mais clicando AQUI

Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Texto: Arthur Borsato 

Notícias Relacionadas

Síndrome de Down: mitos e realidades

Apesar da síndrome de Down ser uma das síndromes mais conhecidas popularmente, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a essa condição. Por isso, a Apae separou os questionamentos mais comuns para desvendá-los.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo