TRE-PR oferece formação especializada para mesários com deficiência intelectual e autismo
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Na manhã desta terça-feira (06), os alunos da escola Luan Muller da Apae Curitiba participaram de uma aula de campo no planetário do Colégio Estadual do Paraná. O Evento foi realizado em parceria com o Colégio através do Professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Planetário e prefeitura do Município de Campo Magro.
Os alunos puderam explorar um pouco sobre os astros, estrelas e constelações. Ao chegar no ambiente, se depararam com um espaço de teto escuro, como uma tala noturna para projeções. Ao redor da sala, diversas poltronas e no centro do planetário, o projetor ocupava a maior parte do local, capaz de reproduzir um céu estrelado. No momento em que a sessão começava, as luzes diminuíram ainda mais, deixando o ambiente escuro.
O professor Amauri guiou os alunos em uma viagem pelo universo com uma breve explicação sobre suas características e curiosidades. Os alunos puderam observar e entender um pouco mais sobre cada planeta, além de explorar o Sol e outros corpos celestes.
A iniciativa de proporcionar esse momento para os alunos foi dada pelo diretor de planejamento e Presidente da futura Apae de Campo Magro, Altair do Santos, que também é pai da aluna Rayssa de Paula F. Santos. Altair tinha o desejo de oferecer aos pequenos essa oportunidade e essa experiência. Esse momento foi fundamental para ressaltar a importância da inclusão nos mais diversos espaços, além de fazer com que os estudantes tivessem a oportunidade de aprender de um jeito diferente.
‘’Fazer parte desse momento especial para os estudantes da Apae é uma experiência emocionante e gratificante. É uma oportunidade para promover a igualdade e oferecer momentos de aprendizado e felicidade para esses estudantes. Estar presente nesse momento é uma honra e me faz sentir grato por fazer parte de algo tão significativo em suas vidas,’’ comenta o pai de Rayssa.
Santos também ressaltou que esse momento tão esperado pelos alunos, além de ter transmitido conhecimento, pôde despertar emoções, curiosidades e um sentido de pertencimento, criando memórias duradouras e inspirando-os a explorar novos horizontes. O Planetário tem o poder de oferecer estímulos sensoriais imersivos, que auxiliam no desenvolvimento cognitivo e sensorial desses alunos. Uma oportunidade única para despertar o encanto pela ciência.
A Escola Luan Muller, Ensino Fundamental, Modalidade Educação Especial, atende estudantes na faixa etária de 6 a 16 anos com deficiência intelectual e múltiplas. No espaço educacional, o trabalho é voltado para a construção da autonomia e da autoestima, através de atividades das áreas do desenvolvimento e conhecimento, necessárias no processo de alfabetização, dentro dos conteúdos da base Curricular Nacional e da proposta pedagógica “Desafios do Aprender.” Conheça as escolas clicando AQUI.
Endereço: Rua Prof. João Argemiro Loyola, 220 – Seminário, Curitiba – PR
Contato: (41) 3244-9166
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Uma oportunidade para adquirir produtos abaixo do mercado e ao mesmo tempo contribuir com a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Junto ao professor e coordenador os jovens proporcionaram atividades interativas, levando um pouco de alegria aos alunos da Apae.
Coletivo Tupi Pererê trouxe a magia do teatro aos alunos da Escola CITA, promovendo uma experiência lúdica e interativa.
Reconhecer e enfrentar o capacitismo é crucial para promover a inclusão e respeito. Para evitar esse tipo de erro, reunimos uma lista de expressões que desvalorizam tanto crianças autistas quanto a parentalidade atípica. Confira!
A Apae Curitiba conta a história de Nadime, uma influenciadora digital e autista, cujo percurso até o diagnóstico foi marcado por desafios e atrasos significativos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.