Meu filho tem autismo, e agora?
Especialistas oferecem dicas para pais de crianças recém-diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.
Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (22), a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Adaptados da Apae Curitiba. O evento acontece entre os dias 22 a 26 de agosto na unidade de Santa Felicidade. As competições foram organizadas pelos professores de educação física, Wellington Pedro e Tarcís de Brito, ambos da Escola Agrícola Henriette Morineau; William Hohl Mendes, da Escola Terapêutica Vivenda e Alessandro Abdo, da Escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA).
O diretor da Escola Agrícola, Mauro Mocochinski, conta que os estudantes foram separados em quatro grupos, onde cada equipe foi dividida de acordo com as cores da bandeira do Brasil – amarelo, azul, verde e branco –, em alusão à Copa do Mundo de Futebol. Os grupos contam com estudantes das três escolas que disputarão atividades e jogos, como dança das cadeiras, bola no buraco, bola na cesta, corrida de colher, vôlei, golfe, pescaria, corrida motora, circuito de futebol, futebol, corrida maluca tiro ao alvo, entre outros. O encerramento acontece na sexta-feira (26) com um baile de confraternização entre as escolas.
“O evento acontece todo ano e em 2022 aproveitamos para realizá-lo na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla reunindo as três escolas da unidade de Santa Felicidade”, disse Mauro. “Que nossa semana seja muito bacana, muito positiva e que nós tiremos proveito e aprendamos um pouquinho sobre isso”, disse na abertura Valéria Cristina Schiavona, diretora auxiliar.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (PcD) Intelectual e Múltipla foi desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e acontece entre os dias 21 a 28 de agosto. A semana tem como tema “Superar barreiras para garantir inclusão” e propõe novas práticas de inclusão, conscientização e reflexão sobre as condições sociais da pessoa com deficiência.
Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da Pessoa com Deficiência Intelectual.
Especialistas oferecem dicas para pais de crianças recém-diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.
A cidade contou com várias atrações ao longo do dia e a instituição foi uma das beneficiadas com a ação da Prefeitura.
A MPS pode causar perda auditiva, otites recorrentes e outras complicações que afetam a qualidade de vida desses pacientes.
Saiba como acontece e como ajudar as pessoas diagnosticadas dentro do espectro
Atividade física pode melhorar coordenação motora, autoestima e socialização das crianças com a síndrome.
O bate-papo trouxe questões importantes sobre a condição com a participação da diretora, Margareth Terra
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.