TRE-PR oferece formação especializada para mesários com deficiência intelectual e autismo
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (22), a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Adaptados da Apae Curitiba. O evento acontece entre os dias 22 a 26 de agosto na unidade de Santa Felicidade. As competições foram organizadas pelos professores de educação física, Wellington Pedro e Tarcís de Brito, ambos da Escola Agrícola Henriette Morineau; William Hohl Mendes, da Escola Terapêutica Vivenda e Alessandro Abdo, da Escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA).
O diretor da Escola Agrícola, Mauro Mocochinski, conta que os estudantes foram separados em quatro grupos, onde cada equipe foi dividida de acordo com as cores da bandeira do Brasil – amarelo, azul, verde e branco –, em alusão à Copa do Mundo de Futebol. Os grupos contam com estudantes das três escolas que disputarão atividades e jogos, como dança das cadeiras, bola no buraco, bola na cesta, corrida de colher, vôlei, golfe, pescaria, corrida motora, circuito de futebol, futebol, corrida maluca tiro ao alvo, entre outros. O encerramento acontece na sexta-feira (26) com um baile de confraternização entre as escolas.
“O evento acontece todo ano e em 2022 aproveitamos para realizá-lo na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla reunindo as três escolas da unidade de Santa Felicidade”, disse Mauro. “Que nossa semana seja muito bacana, muito positiva e que nós tiremos proveito e aprendamos um pouquinho sobre isso”, disse na abertura Valéria Cristina Schiavona, diretora auxiliar.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência (PcD) Intelectual e Múltipla foi desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e acontece entre os dias 21 a 28 de agosto. A semana tem como tema “Superar barreiras para garantir inclusão” e propõe novas práticas de inclusão, conscientização e reflexão sobre as condições sociais da pessoa com deficiência.
Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da Pessoa com Deficiência Intelectual.
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Uma oportunidade para adquirir produtos abaixo do mercado e ao mesmo tempo contribuir com a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Junto ao professor e coordenador os jovens proporcionaram atividades interativas, levando um pouco de alegria aos alunos da Apae.
Coletivo Tupi Pererê trouxe a magia do teatro aos alunos da Escola CITA, promovendo uma experiência lúdica e interativa.
Reconhecer e enfrentar o capacitismo é crucial para promover a inclusão e respeito. Para evitar esse tipo de erro, reunimos uma lista de expressões que desvalorizam tanto crianças autistas quanto a parentalidade atípica. Confira!
A Apae Curitiba conta a história de Nadime, uma influenciadora digital e autista, cujo percurso até o diagnóstico foi marcado por desafios e atrasos significativos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.