Cristiane conta que a horta surgiu através do apoio da direção da escola, onde tem o objetivo da preservação de recursos ambientais, promover uma alimentação saudável, ampliar os conhecimentos e possibilitar a integração de uma cultura social mais sustentável. A horta é um espaço lúdico de aprendizagem, que proporciona aos alunos, conhecimento através do plantio, do cuidado com o solo e meio ambiente, além de contribuir para uma alimentação saudável.
“A nossa escola desenvolveu um projeto com uma sequência pedagógica. Não somente a questão do plantio, do cuidado com o meio ambiente, mas também atividades de sala de aula, também executadas na horta com um suporte com mesas, cadeiras e outras coisas. Nas outras escolas que temos aqui na Apae, eles também fazem uma horta, mas cada um com a sua didática”, explica Renata.
Há uma diversidade de alimentos produzidos pelos alunos. São frutas e folhas, como alface, couve manteiga, escarola, rúcula, mamão, mimosa, maracujá, pepino, abóbora e temperos diversos. Renata relata que o projeto é contínuo, feito com um trabalho de preparo da terra, com a colocação de compostagem e, em seguida, o plantio das mudas. Todos os alunos participam desde o plantio até a colheita. Os alimentos são preparados na cozinha fornecidos na merenda dos estudantes.
“A horta pode ser utilizada também como um espaço de terapia psicossocial, uma vez que permite o contato com a natureza, diminui a ansiedade, proporciona o relaxamento e resgata o conhecimento popular sobre o cultivo dos alimentos. Além do processo em si do plantio, da colheita, ainda é trabalhado todo esse lado com os nossos alunos”, acrescenta Renata.
A atividade é uma ocupação e um alívio para a mente, estimula a memória e a coordenação motora. Uma análise feita pelos autores do artigo ‘Hortas pedagógicas: Análise de Artigos Publicados em Periódicos e Congressos’, aponta que “as atividades relacionadas a uma horta, como, por exemplo, uso de adubo orgânico, terra preta e o plantio de hortaliças em bandejas, possibilitaram aos estudantes envolvidos a aproximação com a natureza e o discernimento entre o modo de se produzir de forma sustentável”, aponta.