Notícias

Horta pedagógica: um projeto que resgata os valores e conscientiza a importância de uma alimentação saudável

Professoras da Escola CITA mostram como o contato com a natureza é importante na vida dos estudantes.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em
Professora Renata ao lado esquerdo e aluna ao lado direito estão abaixadas mexendo na plantação

A Apae Curitiba publicou nesta segunda-feira (30) mais um episódio do Apaecast. Em entrevista, as professoras da Escola Integração e Treinamento do Adulto (CITA), Cristiane Veloso e Renata Lopes, contam como acontece o projeto “Horta Pedagógica” realizada com os estudantes da instituição. 

Cristiane conta que a horta surgiu através do apoio da direção da escola, onde tem o objetivo da preservação de recursos ambientais, promover uma alimentação saudável, ampliar os conhecimentos e possibilitar a integração de uma cultura social mais sustentável. A horta é um espaço lúdico de aprendizagem, que proporciona aos alunos, conhecimento através do plantio, do cuidado com o solo e meio ambiente, além de contribuir para uma alimentação saudável. 

“A nossa escola desenvolveu um projeto com uma sequência pedagógica. Não somente a questão do plantio, do cuidado com o meio ambiente, mas também atividades de sala de aula, também executadas na horta com um suporte com mesas, cadeiras e outras coisas. Nas outras escolas que temos aqui na Apae, eles também fazem uma horta, mas cada um com a sua didática”, explica Renata.

Há uma diversidade de alimentos produzidos pelos alunos. São frutas e folhas, como alface, couve manteiga, escarola, rúcula, mamão, mimosa, maracujá, pepino, abóbora e temperos diversos. Renata relata que o projeto é contínuo, feito com um trabalho de preparo da terra, com a colocação de compostagem e, em seguida, o plantio das mudas. Todos os alunos participam desde o plantio até a colheita. Os alimentos são preparados na cozinha fornecidos na merenda dos estudantes.

“A horta pode ser utilizada também como um espaço de terapia psicossocial, uma vez que permite o contato com a natureza, diminui a ansiedade, proporciona o relaxamento e resgata o conhecimento popular sobre o cultivo dos alimentos. Além do processo em si do plantio, da colheita, ainda é trabalhado todo esse lado com os nossos alunos”, acrescenta Renata. 

A atividade é uma ocupação e um alívio para a mente, estimula a memória e a coordenação motora. Uma análise feita pelos autores do artigo ‘Hortas pedagógicas: Análise de Artigos Publicados em Periódicos e Congressos’, aponta que “as atividades relacionadas a uma horta, como, por exemplo, uso de adubo orgânico, terra preta e o plantio de hortaliças em bandejas, possibilitaram aos estudantes envolvidos a aproximação com a natureza e o discernimento entre o modo de se produzir de forma sustentável”, aponta. 

A Escola CITA

Escola Integração e Treinamento do Adulto (CITA),está localizada na Rua Orlando Peruci, 1472, Butiatuvinha – Santa Felicidade -, em Curitiba. Proporciona aos estudantes, serviço social e atendimentos de neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional. 

Assim como toda Apae, atende pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Seu público alvo envolve adolescentes e adultos a partir de 17 anos, com deficiência intelectual moderada. O trabalho é direcionado para as atividades de educação de jovens e adultos, utilizando recursos que possibilitem o desenvolvimento de hábitos, atitudes e habilidades perceptuais e manuais.

Conheça as escolas clicando AQUI

Aluna sorrindo para a câmera durante uma aula

Colabore com a Apae Curitiba ​

A Apae de Curitiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. 

A associação é mantenedora de cinco escolas especializadas. Também conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Atua em três pilares – educação, saúde e assistência social. Seja um APAExonado! 

Doe: apaecuritiba.colabore.org/doeapae
Faça um PIX: [email protected] (Chave) 
Seja um Voluntário

Notícias Relacionadas

Síndrome de Down: mitos e realidades

Apesar da síndrome de Down ser uma das síndromes mais conhecidas popularmente, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a essa condição. Por isso, a Apae separou os questionamentos mais comuns para desvendá-los.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo