TRE-PR oferece formação especializada para mesários com deficiência intelectual e autismo
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Ontem (09), os estudantes da Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba realizaram uma apresentação em comemoração ao Dia dos Pais. Durante a celebração, eles puderam desfrutaram de um momento descontraído acompanhado de um café, seguido pela apresentação dos filhos com as professoras.
A diretora, Margareth Terra, deu início ao evento com uma mensagem, enfatizando a importância da presença paterna no desenvolvimento das crianças. Ela destacou que o exemplo paterno é valioso, independentemente de ser um pai próximo ou distante. A essência da celebração é o que importa. Muitas vezes, o pai de coração supera o vínculo biológico, assumindo um papel representativo.
A pedagoga, Maristela Rebelato, abordou a importância da diversidade de figuras masculinas, como padrinhos, tios e avós. Ela expressou grande satisfação pela presença das famílias na escola, ressaltando o papel crucial desempenhado por elas.
Uma das figuras presentes foi o padrinho do aluno Brian, que compartilhou sua gratificação ao ver o progresso do afilhado. Fabiane Alves, mãe do menino, também falou sobre a importância desse momento na vida do filho. ‘’É o primeiro dia dos pais do Brian sem o pai dele fisicamente. Ele é uma criança muito doce e muito especial, e como a Margareth falou sobre a importância da nossa presença, a gente tem que estar aqui representando o pai dele também. Eu tenho certeza que ele está olhando pela gente e está com a gente de alguma forma”, relatou Alves.
Claudinei Bulka, pai do pequeno Dominc, expressou sua profunda emoção ao estar na primeira apresentação do filho: ‘’ É extremamente emocionante, é o primeiro ano do meu filho e realmente é uma sensação única e a Apae está de parabéns. Eu sou professor de educação física, já trabalhei com adolescentes com deficiência, mas eu jamais imaginei uma estrutura tão maravilhosa com profissionais tão qualificados e realmente apaixonados pela profissão”, disse Bulka.
As gêmeas Luana e Kiara foram acompanhadas pela mãe e pelo avô, que representou a figura paterna. Ivanir Mendes da Costa demostrou toda sua emoção ao lados das netas, compartilhando a felicidade de vê-las crescendo e evoluindo. ”É muito importante ver elas aqui, bem e brincando”, contou Ivanir.
A Escola CEDAE, Educação Infantil na Modalidade Educação Especial, oferece atendimento pedagógico e terapêutico, de estimulação precoce e pré-escolar, com idade cronológica de 0 a 5 anos e 11 meses. O atendimento é destinado às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. O objetivo principal é promover, através do processo educacional e terapêutico, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia e autorrealização. Conheça a escola clicando AQUI.
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597, – Batel, Curitiba – PR
Contato: (41) 3222-8884
Para saber mais sobre os eventos que acontecem na escola CEDAE acesse AQUI.
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Uma oportunidade para adquirir produtos abaixo do mercado e ao mesmo tempo contribuir com a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Junto ao professor e coordenador os jovens proporcionaram atividades interativas, levando um pouco de alegria aos alunos da Apae.
Coletivo Tupi Pererê trouxe a magia do teatro aos alunos da Escola CITA, promovendo uma experiência lúdica e interativa.
Reconhecer e enfrentar o capacitismo é crucial para promover a inclusão e respeito. Para evitar esse tipo de erro, reunimos uma lista de expressões que desvalorizam tanto crianças autistas quanto a parentalidade atípica. Confira!
A Apae Curitiba conta a história de Nadime, uma influenciadora digital e autista, cujo percurso até o diagnóstico foi marcado por desafios e atrasos significativos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.