Nossas Histórias

HISTÓRIAS DE LUTAS E SUPERAÇÃO QUE ENCANTAM!

A Ximena nasceu no Chile e mora no Brasil há mais de 20 anos. É mãe de três filhos e dois deles, Rodrigo e Lucélia, são estudantes da Escola Agrícola Henriette Morineau Ensino Fundamental na Modalidade Educação Especial da Apae Curitiba. Ela nos contou uma linda história de superação, amor e, principalmente, companheirismo. 

“O Rodrigo teve meningite com 3 anos e foi a doença que o deixou com sequelas. Eu tive que ensinar ele tudo novamente. Quando ele teve idade suficiente para ir à escola, fiz tudo o que era necessário com tratamentos e profissionais especializados. 

Ele conseguiu coordenação motora por meio das aulas de natação que teve ainda na infância, a partir disso ele desenvolveu a pintura, pintando telas, toca instrumentos musicais, de sopro e teclado também.

Eu sempre percebi o esforço e disciplina dele em querer aprender coisas novas e comecei a ajudá-lo nisso. Comprei um teclado pra ele e mesmo sem nunca fazer aula, ele persistiu e aprendeu. 

Hoje ele viaja com a fanfarra da Apae para fazer apresentações e ele adora. E eu, eu só não viajo junto, mas todas as ações da Apae que eu posso participar, estou presente. Já com a Lucélia, o encontro aconteceu faz uns 10 anos. Quando o Rodrigo veio para Santa Felicidade, ela e o Rodrigo se apaixonaram, ficaram de ‘namorico’ e por conta disso ela ia todo o final de semana lá para a minha casa. 

Até então, Lucélia morava com a mãe e os irmãos. Depois de um tempo percebemos que o melhor que poderia ser feito era que ela viesse morar em casa para que eu pudesse cuidar dos dois. 

Quando tomamos essa decisão me chamaram de doida, mas o que eu poderia fazer se eles são dois anjos que vieram aqui para me ajudar. Eles são a minha vida! Hoje a minha vida é mais completa, é muito mais feliz vivendo com os dois.”

 

Pular para o conteúdo