Notícias

Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat se apresenta na Apae Curitiba

Grupo realizará apresentações nas dez regionais de Curitiba, sendo esta a sua estreia
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
O grupo folclórico está posando para a foto. Entre eles estão alguns alunos da instituição

O Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat levou cultura e diversão aos estudantes da Escola Agrícola Henriette Morineau da Apae Curitiba nesta quarta-feira (25). Pela primeira vez a equipe participou de um evento na instituição com a missão de levar consciência étnica e divulgar a cultura germânica através das músicas, trajes e danças.  

“Nosso grupo traz as tradições da Alemanha, da Áustria e da Suíça. Fazemos uma apresentação inicial e mostramos as danças, as tradições e vestimentas desses países”, diz Claudio Sehnem, presidente do grupo. 

O conjunto fará apresentações nas dez regionais de Curitiba, sendo esta a sua primeira apresentação. O evento chegou à Apae através da Fundação Cultural de Curitiba. “Nós nos apresentamos em vários lugares, onde quer que chamem. Estamos aqui pelo projeto da prefeitura, que a Angela intermediou para nós”, explica. 

Angela Meschino, empreendedora proponente do projeto, conta que a Fundação abriu um edital para várias manifestações culturais tradicionais, onde o grupo foi selecionado. “A ideia é nós levarmos a cultura germânica para o grande público da cidade e, principalmente, para a população que não vai ao teatro. Queremos levar isso para dentro das escolas e para dentro dos espaços”, conta. 

O Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat completou 58 anos este ano e está em direção ao sesquicentenário em 2024. “Estamos, no momento, sem uma sede fixa e ensaiando na sede do Grupo Folclórico Italiano, aqui de Santa Felicidade. Nossa principal apresentação é no Teatro Guaíra, no Festival Étnico da Aintepar [Associação Interétnica do Paraná]. Esse ano a nossa participação acontece em 20 de julho. Então, já estou fazendo o convite. O ingresso é R$25 e adquirido com o grupo pelo Instagram, @gfgalteheimat, e pelo telefone (41) 9 9949-7788”, diz o presidente do grupo. 

A Escola Agrícola Henriette Morineau

A Escola Agrícola Henriette Morineau está localizada na Rua Orlando Peruci, 1472, Butiatuvinha – Santa Felicidade -, em Curitiba. Proporciona aos estudantes, serviço social e atendimentos de neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional

Assim como toda Apae, atende pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Seu público alvo envolve adolescentes e adultos a partir de 17 anos, com deficiência intelectual moderada e leve. Busca desenvolver a educação de jovens e adultos e profissionalização em cursos, a partir do limite da deficiência.

Conheça a escola clicando AQUI

Aluna da Escola agricola participa de aula na quadra de futebol da Apae

Colabore com Apae Curitiba

A Apae de Curitiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. 

A associação é mantenedora de cinco escolas especializadas. Também conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Atua em três pilares – educação, saúde e assistência social. Seja um APAExonado! 

Doe: apaecuritiba.colabore.org/doeapae
Faça um PIX: [email protected] (Chave) 
Seja um Voluntário

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo