Notícias

Conheça Gabriel Bandeira: embaixador de atletas com deficiência intelectual

O jovem é exemplo de superação e já conquistou quatro medalhas nas Paralimpíadas de Tóquio.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Gabriel Bandeira é um atleta inspirador que tem se destacado como embaixador dos atletas com deficiência intelectual. Sua jornada é um exemplo de determinação, superação e sucesso, não apenas no campo esportivo, mas também como defensor da inclusão e igualdade.

Nascido com deficiência intelectual, Gabriel sempre enfrentou desafios adicionais em sua vida diária. No entanto, em vez de permitir que sua condição o limitasse, ele decidiu abraçar o esporte como uma maneira de se expressar e alcançar grandes conquistas. Sua paixão pelo esporte começou cedo, e Gabriel encontrou no esporte a oportunidade de seguir o seu talento como nadador.  

O paulista de 23 anos não demorou a se destacar. Ele mostrou uma dedicação exemplar aos treinamentos, combinada com um espírito competitivo e determinação.. Sua perseverança e habilidades naturais o levaram a competir em importantes eventos esportivos, representando não apenas a si mesmo, mas também sua comunidade de atletas com deficiência intelectual.

Gabriel Bandeira conquistou medalhas e recordes em várias competições nacionais e internacionais, dentre elas nos Jogos Paralímpicos. Sua performance nas piscinas mostrou ao mundo que a deficiência intelectual não é uma barreira para alcançar o sucesso. Além disso, sua postura e conduta exemplares dentro e fora da água o tornaram um verdadeiro modelo para outros atletas e para a sociedade como um todo.

O atleta praticou natação convencional por quase 10 anos. No entanto, em 2019, passou por uma avaliação funcional e foi classificado como classe S14, destinada a atletas com deficiência intelectual. A partir desse momento, ele migrou para o esporte adaptado. 

Mas Gabriel vai além de suas conquistas pessoais. Ele entende a importância de sua posição como embaixador dos atletas com deficiência intelectual e utiliza sua plataforma para promover a inclusão e a conscientização sobre as capacidades dos indivíduos com deficiências. Ele é um defensor ativo da igualdade de oportunidades e trabalha incansavelmente para que mais pessoas com deficiência intelectual possam ter acesso ao esporte e a todas as suas vantagens físicas, mentais e sociais.

Gabriel Bandeira é um exemplo de como o esporte pode transformar vidas e derrubar barreiras. Sua dedicação, habilidade e paixão pelo nado o levaram a se tornar um embaixador de destaque, trazendo visibilidade e representatividade para atletas com deficiência intelectual em todo o mundo. Sua determinação e inspiração servem como um lembrete constante de que todos têm o potencial de alcançar grandes feitos, independentemente das limitações que possam enfrentar.

Seja um Voluntário da Apae Curitiba

Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da pessoa com deficiência intelectual.

Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo