Notícias

HQ’s, filmes e desenhos têm personagens com deficiência. Conheça!

Conheça quatro personagens que fazem parte das HQ’s, filmes e desenhos.
HQ’s, filmes e desenhos têm personagens com deficiência. Conheça!
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Foto de uma mão segurando um controle remoto, ao fundo, desfocado uma televisão ligada em um desenho animado

Os quadrinhos, filmes e desenhos animados nos apresentam personagens com deficiência, assim, mostrando um pouco sobre a realidade de quem passa por alguma condição parecida. 

A conscientização social de que a população precisa ser mais inclusiva é muito importante, pois só assim é possível desfrutar de uma sociedade mais justa. A colaboração dos quadrinhos, filmes e desenhos animados é bem-vinda para a disseminação do conhecimento da pessoa com deficiência proporcionando mais qualidade de vida como a inclusão dela na sociedade. Com isso listamos alguns personagens abaixo:

Demolidor: O Demolidor (o “Homem Sem Medo”) é um personagem de quadrinhos da Marvel Comics criado pelo escritor/editor Stan Lee e pelo artista Bill Everett e algumas contribuições de Jack Kirby. Trata-se de um super-herói com poderes extra-sensoriais. 

Na história, ainda na adolescência, Matt Murdock ficou cego ao tentar salvar um senhor de idade de um acidente com um caminhão que carregava lixo tóxico. A carga começou a verter causando cegueira no rapaz. Apesar disso, seus sentidos ficaram aguçados e Matt começou a usar seu uniforme de Demolidor para pôr ordem nas ruas de Hell’s Kitcken (“Cozinha do Inferno”, em tradução livre), um bairro de Nova York.

Professor Xavier: O fundador do X-MEN, Charles Xavier, é paraplégico, e anda de cadeiras de rodas. Xavier é considerado um dos mais poderosos psíquicos do universo Marvel  e liderou a equipe de mutantes em sete filmes, sendo o último X-Men: Fênix Negra.

O personagem foi criado por Stan Lee e Jack Kirby. Foi o primeiro a tomar como missão de vida o sonho de “convivência pacífica entre humanos e mutantes”, sonho que tem influenciado quase todos os heróis mutantes da Marvel.

JJ – Speechless: Speechless mostra o cotidiano de um casal com 3 filhos, onde o mais velho JJ tem paralisia cerebral. Através de um humor leve, a série trata de inclusão como nenhuma outra produção já fez.

Dory: A Peixinha que estrelou no filme ” Procurando Nemo” (2003) sofre de perda de memória recente e isso impactou diretamente em seu desenvolvimento intelectual. A personagem ganhou filme próprio em 2016 que, sob direção de Andrew Stanton ao lado de Angus MacLane, foi produzido pela Pixar e lançado pela Disney. Na trama, com alguns fragmentos de lembranças do passado, Dory vai em busca da família junto a companhia de Marlin e seu filho Nemo.

Não deixe de doar! Faça um PIX e ajude a Apae Curitiba

Doar ficou ainda mais fácil com a opção PIX. Agora você tem mais essa modalidade, que é muito rápida, prática e segura. Lembre-se, que sua doação vale muito para a Apae Curitiba. Atualmente, são quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. Faça um PIX pela chave: doe@apaecuritiba.org.br (Chave

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content