TRE-PR oferece formação especializada para mesários com deficiência intelectual e autismo
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
O curta-metragem “O Presente” mostra que o vínculo com os animais pode ajudar as pessoas, principalmente aquelas que convivem com alguma deficiência. Em apenas quatro minutos você irá se apaixonar e se emocionar, afinal os bichinhos de estimação são excelentes amigos e ótimos companheiros. Eles conseguem cativar e conquistar os nossos corações.
A obra foi inspirada em uma história em quadrinhos do cartunista brasileiro Fábio Coala e criada pelo alemão Jacob Frey. A animação já passou por mais de 180 festivais de cinema em todo o mundo e eleito o melhor curta Festival de Bruxelas, além de ganhar 50 prêmios no circuito de festivais internacionais.
No curta é possível vivenciar a história de um garoto extremamente introspectivo que vive isolado do mundo, gastando horas do seu tempo em frente ao videogame. Preocupada com o comportamento antissocial do filho, a mãe resolve presenteá-lo com um lindo cachorrinho. Ao ter o primeiro contato com o animalzinho, fica entusiasmado, mas logo se vê desapontado ao perceber que o cãozinho apresenta uma deficiência física. Apesar das condições impostas, nada impedia que ele pudesse brincar e se divertir. Após muita insistência, o menino não resiste aos seus encantos e se rende a brincadeira. É nesse momento que o telespectador descobre que o próprio menino apresenta a mesma deficiência física do cachorro.
O filme faz refletir a respeito das escolhas que fazemos durante a vida e os obstáculos que devemos enfrentar, cabe a nós mesmos decidirmos se seguir ou não. O garoto tinha uma vida triste e carregava consigo sentimentos ruins de revolta diante da situação que se encontrava. Sem amigos e sem perspectiva de uma vida feliz, pôde perceber no amigo um novo sentido para viver, dando oportunidade de enxergar as coisas de uma maneira diferente.
E, aí? Curtiu a nossa indicação de hoje? Não deixe de assistir.
A Apae de Curitiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direito e prevenção, orientações e prestação de serviços direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla para a construção de uma sociedade justa e solidária.
A associação é mantenedora de cinco escolas especializadas. Conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Atua em outros dois pilares: educação e assistência social. Seja um mantenedor dessa causa.
Doe clicando AQUI.
Faça um PIX: [email protected] (Chave)
Seja um Voluntário
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Uma oportunidade para adquirir produtos abaixo do mercado e ao mesmo tempo contribuir com a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Junto ao professor e coordenador os jovens proporcionaram atividades interativas, levando um pouco de alegria aos alunos da Apae.
Coletivo Tupi Pererê trouxe a magia do teatro aos alunos da Escola CITA, promovendo uma experiência lúdica e interativa.
Reconhecer e enfrentar o capacitismo é crucial para promover a inclusão e respeito. Para evitar esse tipo de erro, reunimos uma lista de expressões que desvalorizam tanto crianças autistas quanto a parentalidade atípica. Confira!
A Apae Curitiba conta a história de Nadime, uma influenciadora digital e autista, cujo percurso até o diagnóstico foi marcado por desafios e atrasos significativos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.