Notícias

APAExone-se por um filme inclusivo nesse final de semana! Confira a dica: “O Presente”

Sextou! Anota na sua agenda o curta "O Presente" para você assistir.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em
Na imagem está escrito: Animação o Presente. Do lado esquerdo o protagonista de história está com um controle de jogo de video game na mão

O curta-metragem “O Presente” mostra que o vínculo com os animais pode ajudar as pessoas, principalmente aquelas que convivem com alguma deficiência. Em apenas quatro minutos você irá se apaixonar e se emocionar, afinal os bichinhos de estimação são excelentes amigos e ótimos companheiros. Eles conseguem cativar e conquistar os nossos corações. 

A obra foi inspirada em uma história em quadrinhos do cartunista brasileiro Fábio Coala e criada pelo alemão Jacob Frey. A animação já passou por mais de 180 festivais de cinema em todo o mundo e eleito o melhor curta Festival de Bruxelas, além de ganhar 50 prêmios no circuito de festivais internacionais. 

No curta é possível vivenciar a história de um garoto extremamente introspectivo que vive isolado do mundo, gastando horas do seu tempo em frente ao videogame. Preocupada com o comportamento antissocial do filho, a mãe resolve presenteá-lo com um lindo cachorrinho. Ao ter o primeiro contato com o animalzinho, fica entusiasmado, mas logo se vê desapontado ao perceber que o cãozinho apresenta uma deficiência física. Apesar das condições impostas, nada impedia que ele pudesse brincar e se divertir. Após muita insistência, o menino não resiste aos seus encantos e se rende a brincadeira. É nesse momento que o telespectador descobre que o próprio menino apresenta a mesma deficiência física do cachorro.

O filme faz refletir a respeito das escolhas que fazemos durante a vida e os obstáculos que devemos enfrentar, cabe a nós mesmos decidirmos se seguir ou não. O garoto tinha uma vida triste e carregava consigo sentimentos ruins de revolta diante da situação que se encontrava. Sem amigos e sem perspectiva de uma vida feliz, pôde perceber no amigo um novo sentido para viver, dando oportunidade de enxergar as coisas de uma maneira diferente. 

E, aí? Curtiu a nossa indicação de hoje? Não deixe de assistir. 

Colabore com a Apae Curitiba

A Apae de Curitiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direito e prevenção, orientações e prestação de serviços direcionados à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla para a construção de uma sociedade justa e solidária. 

A associação é mantenedora de cinco escolas especializadas. Conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Atua em outros dois pilares: educação e assistência social. Seja um mantenedor dessa causa. 

Doe clicando AQUI. 
Faça um PIX: [email protected] (Chave) 
Seja um Voluntário

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo