Notícias

Fenapaes e CBF firmam parceria para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023

Campanha tem como tema “Conectar e somar para construir inclusão”
Logo Apae Curitiba
Redação Apae
Publicado em

Pelo terceiro ano consecutivo, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) une forças com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no sentido de promover a inclusão das pessoas com deficiência e de frisar a importância da luta pela defesa e garantia de direitos dessa população. Pela parceria, os clubes participantes do Campeonato Brasileiro Assaí Série A 2023 entrarão em campo com uma faixa com o slogan da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023. Além disso, a CBF divulgará a campanha em seu site e nas redes sociais.

Realizada pela Fenapaes desde 1963, entre 21 e 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017. Em 2023, com o tema “Conectar e somar para construir inclusão”, a campanha tem por objetivo mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que a mesma causa, a conexão – por meio da comunicação interpessoal e digital – é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão.

“Acreditamos que a conexão proporciona às pessoas com deficiência e suas famílias a ter melhor conhecimento de seus direitos, além de disponibilizar formas acessíveis de se comunicar com a sociedade como um todo, a exemplo dos inúmeros canais de comunicação digital: redes sociais, podcasts, lives, blogs, sites, aplicativos de mensagens instantâneas, entre outros. Essas ações de se conectar e comunicar são elementares no sentido de agregar e somar forças, para que, assim, o paradigma de impedimento social, ainda presente em pleno século 21, seja desconstruído e erradicado”, ressaltou o presidente da Fenapaes, José Turozi.

Acompanhando o tema deste ano, a CBF se conecta com a Fenapaes para marcar um gol na luta pela inclusão e pelos direitos das pessoas com deficiência do país. De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, as ações e iniciativas que serão realizadas em parceria com a Fenapaes estão em linha com as diretrizes da atual gestão da CBF, que preza pela inclusão de todos por meio do esporte.

“A luta por todas as formas de inclusão é uma bandeira da minha gestão à frente da CBF. O futebol aproxima todos e estamos honrados em seguir com esta importante parceria”, afirmou Ednaldo Rodrigues.

Texto: Apae Brasil e CBF 

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 

➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 

➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo