Notícias

Feijoada da Fanfarra da Apae Curitiba reúne mais de 800 pessoas em prol do projeto

Evento beneficente arrecada recursos para as atividades da fanfarra e celebra a união da comunidade em apoio à inclusão.
1737758914980
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Com mais uma edição de sucesso, a feijoada da Fanfarra da Apae Curitiba, realizada no último sábado (12), reuniu mais de 800 pessoas em prol do projeto. A ação teve como principal objetivo arrecadar recursos para custear a participação da fanfarra em campeonatos e apresentações ao longo do ano.  

A programação contou com a atração musical da banda Luhma, show de prêmios e a tradicional feijoada preparada por voluntários. Realizado na Apae Santa Felicidade, o evento já se consolidou como um dos mais aguardados do calendário da Apae Curitiba, unindo comunidade, familiares e parceiros em prol da música e da inclusão.

Os preparativos começaram já na sexta-feira (11), com professores, alunos e voluntários envolvidos desde as 9h da manhã. “A gente já estava aqui com as carnes, com a couve… Ficamos até oito da noite. Foi uma correria danada, mas para garantir que estivesse tudo com qualidade para que as pessoas gostem e queiram voltar sempre”, contou Célia Mozer regente da fanfarra.  

Célia também destacou o engajamento das famílias e se surpreendeu com o crescimento do evento. “Esse ano a gente aumentou o número de feijoadas em relação ao ano passado, e, pelo visto, até superamos a estimativa”, disse entusiasmada. 

O espírito de união foi visível em cada detalhe. A comunidade toda se envolveu em prol da causa. “A gente tem que estar sempre presente. Não pode deixar as ‘crianças’, de lado. Tem que participar, estar aqui todo dia, ser ativo”, ressaltou Ximena Holmer, mãe do aluno Rodrigo.

Solange Valvasori Carvalho também demonstrou alegria por participar de um evento tão significativo para sua filha. “A fanfarra é a vida da Vitória. Para mim, é maravilhoso poder estar aqui, contribuir, ajudar… seja na cozinha, seja escolhendo os prêmios do bingo. Tudo isso tem muito valor’’. 

As cozinheiras Cristiane Moreira da Costa e Rafaela dos Santos, que participaram dos preparativos, compartilharam a experiência de colaborar com o evento. Para Cristiane, estar na Apae é mais do que exercer uma função — é viver algo transformador: “É muito prazeroso. É uma experiência nova, sempre fascinante. Estar aqui na Apae é estar em um ambiente de amor. Não é só um trabalho, é algo que envolve sentimento e dedicação”. Rafaela também destacou a satisfação em contribuir: “Está sendo um imenso prazer colaborar com a Apae e com todos da instituição. Tem sido uma experiência muito especial”. 

Durante o evento, o grupo de estudantes encantou a comunidade com uma apresentação musical repleta de emoção e talento. No repertório, seis músicas já conhecidas do público marcaram presença, resgatando momentos especiais vividos ao longo de outras apresentações. 

Além das canções tradicionais, o grupo surpreendeu ao apresentar, pela primeira vez, a nova música intitulada “Hand Vultz”, que está sendo incorporada ao repertório da banda para o campeonato previsto para junho. A escolha da música representa um novo desafio para os estudantes e também reforça o compromisso da equipe em inovar nas apresentações.

A estudante Ana Karolina Nunes da Costa, integrante da fanfarra, destacou o quanto esse momento foi especial para todos: “Foi muito legal porque a gente pôde conversar e se encontrar com todo mundo que a gente reconhece. E ver as pessoas apoiando a nossa fanfarra… a gente fica muito feliz.” O carinho do público e o clima de união deram ainda mais sentido à apresentação e motivaram os integrantes a seguirem firmes na preparação para a próxima competição.

A Apae Curitiba agradece aos voluntários, funcionários, estudantes e familiares que participaram de mais uma edição da feijoada solidária em apoio à Fanfarra. A iniciativa, além de promover um momento de integração entre a comunidade, vai contribuir para o aprimoramento das atividades do grupo e fortalecer as ações de inclusão realizadas pela instituição.

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.  

A Fanfarra da Apae Curitiba

A Fanfarra Apae Curitiba é composta por integrantes com deficiência intelectual e/ou múltipla. Realizam ensaios semanais, com instrumentos melódicos simples e percussão, no ambiente escolar da unidade Apae Santa Felicidade. 

Atualmente, a banda é formada por 44 integrantes, sendo 8 funcionários e 36 estudantes matriculados na instituição. Um dos principais objetivos do projeto é incluir a corporação nos eventos diversos que ocorrem anualmente em diferentes estados e municípios, bem como apresentações em Curitiba.  

Célia Mozer desempenha a função de regente, Lucyane Kachuba é responsável pelo corpo coreográfico e junto aos demais funcionários buscam orientar os participantes sobre as primeiras noções do contexto musical, entre eles: compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico, senso de cooperação, respeito e disciplina, bem como inclusão social.

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo