Notícias

Fanfarra da Apae Curitiba se apresenta pela terceira vez na Paracopa Sesc

O grupo não só exibiu seu talento musical, mas também serviu como um símbolo de inclusão, oferecendo visibilidade e representatividade para a Apae.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Pela terceira vez consecutiva, a Fanfarra da Apae Curitiba fez sua apresentação na cerimônia de abertura da Paracopa Sesc. O evento ocorreu no ginásio de esportes da instituição, localizado no bairro Portão, e teve a participação dos alunos da Escola Agrícola. A Paracopa deste ano recebeu a 3ª edição do Campeonato Brasileiro de Jovens de Bocha Paralímpica, que será realizada até o dia 20 de abril. 

O evento é voltado para jovens de 13 a 20 anos. A competição terá a participação de 67 atletas de 13 estados brasileiros. A bocha é uma modalidade esportiva que oferece oportunidades para pessoas com diversos níveis de comprometimento motor. O esporte pode ser praticado individualmente, em duplas ou em equipes, por pessoas de diferentes gêneros, idades, habilidades e capacidades físicas. Além de atletas com deficiência física, a bocha também pode ser praticada por pessoas com outras deficiências, desde que atendam aos requisitos da modalidade.

O campeonato proporciona oportunidades para vários atletas e talentos, incluindo a Fanfarra da Apae Curitiba. O grupo esteve se preparando para a apresentação desde o início de fevereiro. Nesta edição, os membros prepararam duas canções: “The Sound of Silence”, de Paul Simon, e “Eu Só Quero um Xodó”, de Dominguinhos.

Antes de entrar na quadra para iniciar a apresentação, Célia Mozer, a regente da Fanfarra, compartilhou que é sempre emocionante participar desses eventos, sentindo como se fosse a primeira vez. ‘’O frio na barriga continua intenso igual. E eles sempre estão ansiosos, né?! Porque precisa ficar cuidando dos detalhes, se estão com os escudos, se não esqueceram nada’’, disse. 

Daniele Biondo Crocetti, madrinha da Fanfarra, também esteve presente. Ela apoiou os alunos e expressou sua alegria em acompanhar mais uma etapa da jornada dos estudantes, enfatizando o papel fundamental do esporte na promoção da inserção das pessoas com deficiência na sociedade.‘’Eu entendo que o esporte e a arte são duas ferramentas magníficas de inclusão para juntar crianças e pessoas com e sem deficiência. Então este momento é de união e o papel da Fanfarra é essencial para mostrar a todos que não existem limites para inclusão.’’

Conforme informado pelo Portal do Sesc Paraná, a Paracopa é organizada em colaboração com a Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE), o órgão responsável pela regulação da modalidade. Esta competição é uma das fases do processo de avaliação para selecionar os membros da equipe nacional de jovens que representarão o Brasil em competições internacionais ao longo de 2024.

Você pode acompanhar a programação dos jogos AQUI

Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.

A Fanfarra da Apae Curitiba

A Fanfarra da Apae Curitiba é um grupo de estudantes com deficiência intelectual e/ou múltipla que se reúne para tocar instrumentos melódicos e de percussão no ambiente escolar da instituição de Santa Felicidade. Atualmente, o conjunto é formado por 50 integrantes, sendo 8 funcionários, 37 estudantes e 5 substitutos. Estes se apresentam em eventos em Curitiba, Região Metropolitana e em Campeonatos Estaduais e Interestaduais de Bandas e Fanfarras. 

Célia Mozer desempenha o papel de regente na Fanfarra, participando ativamente na orientação do grupo para que adquiram as primeiras noções do contexto musical, abordando aspectos rítmicos e melódicos como compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas. 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo