Notícias

Fanfarra da Apae Curitiba conquista cinco troféus de 1° lugar em nacionais

O evento aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro e reuniu mais de 40 bandas de todas as regiões do país.
bio-paulo-fortunato
Paulo Fortunato
Jornalista, Gerente de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em
Fanfarra da Apae Curitiba conquista cinco troféus de 1° lugar em nacionais

A CNBF (Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras) realizou o XXIX Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras. O campeonato aconteceu na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, nos dias 3 e 4 de dezembro. Mais de 40 grupos se apresentaram, entre eles, a Fanfarra da Apae Curitiba.

Ao todo, a corporação é composta por estudantes das Escolas Agrícola Henriette Morineau e da Escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA). A banda é regida pela professora de arte Célia Mozer e conquistou cinco troféus: 1° lugar de Corpo Musical, 1° lugar de Baliza Feminina, 1° lugar de Corpo Coreográfico, 1° lugar de Mor de Comando e 1° lugar de pavilhão nacional.

O grupo foi convidado a participar das nacionais através do Sérgio Pacheco, membro da CNBF, e que também foi responsável pela inclusão da categoria “Banda PCD”, no regulamento do campeonato nacional.
 

Segundo a regente da Fanfarra da Apae Curitiba, Célia Mozer, a inclusão dessa categoria é muito importante. Reconhece o trabalho e incentiva a outras Apaes a investirem na organização de bandas e fanfarras em suas instituições. “É um incentivo para outras Apaes e filiadas. Elas podem ver que é possível, sim, fazer música com pessoas com deficiência intelectual. É possível, sim, fazer arte e levar para um campeonato de visibilidade nacional”, contou.

Mozer também comentou da sua felicidade em conquistar tantos troféus no campeonato. “Muito feliz com o resultado. Nunca imaginei que chegaria a um Campeonato Nacional, é momento único!”, falou a regente.

Para custear a viagem, os membros e voluntários fabricaram pão de queijo e pizza para vender na comunidade. E também foram realizadas ações pelo Brechó da Apae em Santa Felicidade, liderados pela voluntária Estela Gulin, no qual bancou a maior parte da viagem.

A voluntária Priscila Antunes, que viajou com a corporação para Niterói, acompanha os trabalhos do grupo há algum tempo. “É muito gratificante ver que cada esforço valeu a pena!”, comentou.

A Apae Curitiba parabeniza todos os estudantes, funcionários e voluntários da Fanfarra pela conquista!

A Fanfarra da Apae Curitiba

A Fanfarra da Apae Curitiba é um grupo de estudantes com deficiência intelectual e/ou múltipla que se reúne para tocar instrumentos melódicos e de percussão no ambiente escolar da instituição de Santa Felicidade, Curitiba. Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC).

O grupo tem o intuito de promover aos estudantes da Apae Curitiba as primeiras noções do contexto musical nos aspectos rítmicos e melódicos: compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas. 

Desde 2013, quando a professora regente Célia Mozer entrou para o projeto, promoveu melhorias e ampliou o número de alunos e de instrumentos na corporação. A professora diz que os integrantes têm trabalhado de forma coletiva, o que motivou muitos a ingressarem no projeto. 

Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC) e agora o Campeonato nacional de Bandas e Fanfarras.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo