Notícias

Escolas Luan Muller, Vivenda e CITA proporcionam Festa Junina interna

As festividades contaram com várias atrações diferentes, além da participação de estudantes da escola Everest Internacional.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Ontem (04) as escolas Luan Muller, Vivenda e Integração e Treinamento do Aulto (CITA) da Apae Curitiba organizaram uma festa junina interna para os alunos. As festividades começaram pela manhã na escola Luan Muller, que além de celebrar os aniversariantes do trimestre, ofereceu aos estudantes comidas típicas dentre elas cachorro-quente, bolo, paçoca e pipoca. As crianças se divertiram com brincadeiras como derruba latas, pescaria e boca do palhaço, e contaram com a participação de músicos que animaram e embalaram a quadrilha. 

No turno da tarde, a turma também foi recebida com alegria pelos professores e funcionários, tendo a oportunidade de participar de todas as atividades realizadas durante a manhã. Além disso, eles aproveitaram um animado desfile junino proposto pelo professor de educação física, Alessandro Magno Abdo.

Dayse Domiciano, diretora da escola contou um pouco sobre como foi a preparação e a importância desse momento para os estudantes, ‘’o engajamento é muito grande com toda escola, entre os alunos e professores. Eles participam da elaboração, desenvolvendo habilidades, competências e a parte socioafetiva se sobressai na proximidade e na motivação de encerramento de semestre. Trabalhar essa cultura é de grande importância para todos nós,’’ ressalta a diretora. 

Em Santa Felicidade, a festa iniciou no meio da manhã, com a escola Vivenda proporcionando aos alunos diversas brincadeiras, danças e casamento caipira. De acordo com a diretora Celma Tessari, os alunos estavam extremamente ansiosos para esse momento. ‘’Trabalhar essa festa de maneira prática e funcional dentro da escola num contexto interdisciplinar totalmente pedagógico, traz antes de qualquer coisa a inclusão e a socialização deles que é fundamental e a vivência da cultura é tão presente em nossa sociedade que são as festas juninas,’’ relata Tessari. 

Muito mais do que porporcionar um momento de celebração e confraternização, a festa junina tem importância pedagógica e contribui para a formação dos estudantes, é o que relatou o vice-diretor da escola CITA, Antônio do Nascimento, ‘’São João é uma festa nordestina e a gente quer trazer a diversidade cultural, não só do nordeste, mas do Brasil como um todo, nós moramos num país extremamente cultural e diverso, então é importante que eles tenham essa consciência com a quadrilha, com o forró e com as músicas. O que a gente busca pra eles é introduzi-los na cultura,’’ diz. 

A Escola de Integração e Treinamento do Adulto também teve a oportunidade de receber os alunos da escola Everest Internacional, o vice-diretor ressaltou que a escola sempre tem ajudado nos eventos da Apae e que o momento da festa junina contribuiu para que os estudantes também desfrutassem desse momento. 

A professora Ana Carolina esteve presente com os alunos do sétimo ano e explicou que dentro da grade curricular do colégio existe uma disciplina chamada ‘’participação social’’ que promove o trabalho voluntário dos alunos. A proposta surgiu após a educadora entrar em contato com algumas instituições para que pudessem fazer parcerias a longo prazo, e a Apae Curitiba foi uma das entidades que cedeu essa oportunidade aos estudantes da Everest. Ana Carolina destacou que esse espaço ajudou a proporcionar um momento de interação e de conhecimento dos alunos que muitas vezes não têm contato com a PCD.

Com a proposta da disciplina, os alunos puderam participar desse momento de voluntariado. Afinal, a interação social e o desenvolvimento de habilidades promovem a inclusão. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar experiências significativas, ampliar suas visões de mundo e contribuir de forma ativa na comunidade. O trabalho voluntário fortalece a empatia e a solidariedade, estimulando um senso de responsabilidade cidadã nos estudantes.

Notícias Relacionadas

Nota à Imprensa e a Comunidade

Voltar Notícias Paulo Fortunato Jornalista, Gerente de Comunicação, Markentig e Eventos Publicado em21 de fevereiro de 2024 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Curitiba vem por

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo