Notícias

Escolas da Apae Curitiba são beneficiadas pelo Fundeb

Cerca de R$ 10,6 milhões foram alocados para vinte e seis escolas da rede privada que atuam na área da educação especial, visando a aquisição de materiais e recursos necessários para o ensino.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

Na última segunda-feira (02), o presidente da Apae Curitiba, Paulo Roberto Michelon, se dirigiu até a Prefeitura Municipal de Curitiba para receber uma verba destinada a todas as escolas da instituição. Esse benefício foi de 1,4 milhão de reais e se deu pelo repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além das cinco escolas da Apae, outras 21 escolas que atendem à educação especial também foram contempladas.

A autorização para o repasse do Fundeb foi formalizada por meio da assinatura do termo pelo prefeito em exercício, Eduardo Pimentel. De acordo com a Prefeitura Municipal de Curitiba, esses recursos públicos serão destinados a escolas públicas, comunitárias, confessionais ou filantrópicas, desde que essas instituições comprovem sua finalidade sem fins lucrativos e reinvestimento de seus excedentes financeiros na área da educação. Além disso, no caso de encerramento de suas atividades, essas escolas devem assegurar a transferência de seu patrimônio para outra instituição de ensino comunitária, filantrópica, confessionais ou para o poder público.

Como mencionado pela secretária da Educação, Maria Sílvia, ao site da Prefeitura, o repasse significa mais autonomia. “Essas instituições necessitam de muitas verbas para sua manutenção. Com a adequação no censo escolar, foi possível permitir este repasse, o que nos deixa muito felizes”, comentou.

Paulo Roberto Michelon, compartilhou a sua satisfação pelo auxílio recebido. ‘’Os valores anuais decorrentes do repasse propiciarão um novo momento na vida da Apae, que vai muito além de gerar mero equilíbrio financeiro; esse recurso possibilitará o início da implementação de uma série de melhorias, tanto de infraestrutura como de atendimento, necessidades sobre as quais temos falado há tempos.’’

O presidente também relatou que essa conquista foi possível com o trabalho e envolvimento realizado por muitas pessoas de diversas áreas, na busca de resolver os problemas e trazer o melhor à instituição. Agora é usar o recurso de forma responsável para atender as necessidades educacionais de todas as escolas.

A Apae Curitiba

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:

➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses. 

➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses. 

➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA. 

➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo