As escolas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Curitiba estão se preparando para o retorno às aulas em 05 de fevereiro, às estratégias e inovações para o ano letivo de 2024 vêm ganhando forma. Os diretores de algumas das escolas compartilharam suas visões e abordagens, iluminando o caminho para um ano de aprendizado eficaz e inclusivo.
Mauro Mocochinski, diretor da Escola Agrícola, destaca a importância de focar nas habilidades dos alunos. “Conhecer as dificuldades do estudante, porém dar ênfase às suas potencialidades, através de aulas mais inclusivas, utilizando múltiplos recursos e mais tecnologia. Criar um ambiente de respeito e cooperação entre os estudantes é essencial”, explica Mocochinski.
Na Escola Vivenda, Celma Tessari ressalta a relevância das práticas de vida diária. “Estratégias de Ação concreta direta nas práticas de Vida Diária em busca de vida autônoma e com qualidade, fundamentadas no currículo Funcional Natural”, afirma Tessari, sublinhando a importância de preparar os alunos para a independência.
Soeli de Morais, da Escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA), enfatiza a importância do domínio afetivo. “No primeiro momento trabalharemos o domínio afetivo, por considerarmos importante para os estudantes que estão conosco e para receber os que estão vindo de outras escolas”, diz a diretora. Ela também destaca a adaptação das diretrizes curriculares às necessidades individuais dos alunos, usando a ludicidade e as aulas práticas como ferramentas chave.
As Escolas de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) e Luan Muller também são partes integrantes deste vibrante ecossistema educacional. Com suas próprias abordagens e métodos inovadores, estas escolas contribuem significativamente para o sucesso e a diversidade da Apae Curitiba. Cada setor dentro da Apae traz suas particularidades e forças, colaborando para um ambiente rico em aprendizado e desenvolvimento.
Este ano, a Apae Curitiba está mais uma vez na vanguarda da educação especial, oferecendo não apenas um currículo adaptado, mas também um ambiente onde cada aluno é valorizado e apoiado para alcançar seu pleno potencial. As estratégias e visões compartilhadas pelos diretores refletem um compromisso profundo com a inclusão e a inovação, fundamentais para o sucesso e o desenvolvimento contínuo de todos os alunos.
À medida que abrimos as portas para o ano letivo de 2024, a Apae Curitiba estende uma calorosa boas-vindas a todos os seus alunos e suas famílias. Este é um momento de renovação e esperança, onde cada estudante é encorajado a explorar seus talentos e habilidades em um ambiente acolhedor e inclusivo. Reconhecemos a jornada única de cada aluno e a importância do apoio familiar em cada passo do caminho. Juntos, comemoramos a diversidade, valorizamos a inclusão e nos dedicamos a construir um futuro promissor e cheio de possibilidades para cada membro da nossa comunidade escolar. Vamos embarcar juntos nesta jornada de aprendizado, crescimento e descobertas, comprometidos em fazer de 2024 um ano memorável e transformador para todos.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.