TRE-PR oferece formação especializada para mesários com deficiência intelectual e autismo
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
As escolas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Curitiba estão se preparando para o retorno às aulas em 05 de fevereiro, às estratégias e inovações para o ano letivo de 2024 vêm ganhando forma. Os diretores de algumas das escolas compartilharam suas visões e abordagens, iluminando o caminho para um ano de aprendizado eficaz e inclusivo.
Mauro Mocochinski, diretor da Escola Agrícola, destaca a importância de focar nas habilidades dos alunos. “Conhecer as dificuldades do estudante, porém dar ênfase às suas potencialidades, através de aulas mais inclusivas, utilizando múltiplos recursos e mais tecnologia. Criar um ambiente de respeito e cooperação entre os estudantes é essencial”, explica Mocochinski.
Na Escola Vivenda, Celma Tessari ressalta a relevância das práticas de vida diária. “Estratégias de Ação concreta direta nas práticas de Vida Diária em busca de vida autônoma e com qualidade, fundamentadas no currículo Funcional Natural”, afirma Tessari, sublinhando a importância de preparar os alunos para a independência.
Soeli de Morais, da Escola de Integração e Treinamento do Adulto (CITA), enfatiza a importância do domínio afetivo. “No primeiro momento trabalharemos o domínio afetivo, por considerarmos importante para os estudantes que estão conosco e para receber os que estão vindo de outras escolas”, diz a diretora. Ela também destaca a adaptação das diretrizes curriculares às necessidades individuais dos alunos, usando a ludicidade e as aulas práticas como ferramentas chave.
As Escolas de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) e Luan Muller também são partes integrantes deste vibrante ecossistema educacional. Com suas próprias abordagens e métodos inovadores, estas escolas contribuem significativamente para o sucesso e a diversidade da Apae Curitiba. Cada setor dentro da Apae traz suas particularidades e forças, colaborando para um ambiente rico em aprendizado e desenvolvimento.
Este ano, a Apae Curitiba está mais uma vez na vanguarda da educação especial, oferecendo não apenas um currículo adaptado, mas também um ambiente onde cada aluno é valorizado e apoiado para alcançar seu pleno potencial. As estratégias e visões compartilhadas pelos diretores refletem um compromisso profundo com a inclusão e a inovação, fundamentais para o sucesso e o desenvolvimento contínuo de todos os alunos.
À medida que abrimos as portas para o ano letivo de 2024, a Apae Curitiba estende uma calorosa boas-vindas a todos os seus alunos e suas famílias. Este é um momento de renovação e esperança, onde cada estudante é encorajado a explorar seus talentos e habilidades em um ambiente acolhedor e inclusivo. Reconhecemos a jornada única de cada aluno e a importância do apoio familiar em cada passo do caminho. Juntos, comemoramos a diversidade, valorizamos a inclusão e nos dedicamos a construir um futuro promissor e cheio de possibilidades para cada membro da nossa comunidade escolar. Vamos embarcar juntos nesta jornada de aprendizado, crescimento e descobertas, comprometidos em fazer de 2024 um ano memorável e transformador para todos.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba. Confira nossas escolas:
➔ Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento – CEDAE: Faixa Etária: 0 a 5 anos e 11 meses.
➔ Escola Luan Muller: Faixa Etária: de 06 a 15 anos e 11 meses.
➔ Escola Terapêutica Vivenda: Faixa Etária: a partir de 16 anos, com atuação no EJA.
➔ Escola Integração e Treinamento do Adulto – CITA: Faixa Etária: acima de 16 anos, com atuação no EJA.
➔ Escola Agrícola Henriette Morineau: Adultos e adolescentes a partir de 17 anos.
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Uma oportunidade para adquirir produtos abaixo do mercado e ao mesmo tempo contribuir com a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Junto ao professor e coordenador os jovens proporcionaram atividades interativas, levando um pouco de alegria aos alunos da Apae.
Coletivo Tupi Pererê trouxe a magia do teatro aos alunos da Escola CITA, promovendo uma experiência lúdica e interativa.
Reconhecer e enfrentar o capacitismo é crucial para promover a inclusão e respeito. Para evitar esse tipo de erro, reunimos uma lista de expressões que desvalorizam tanto crianças autistas quanto a parentalidade atípica. Confira!
A Apae Curitiba conta a história de Nadime, uma influenciadora digital e autista, cujo percurso até o diagnóstico foi marcado por desafios e atrasos significativos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.