Meu filho tem autismo, e agora?
Especialistas oferecem dicas para pais de crianças recém-diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.
Com a proposta de levar informação e frisar a população que, apesar dos avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, as pessoas com deficiência (PcD) ainda sofrem resistências na sociedade, a Apae Curitiba vai publicar cinco episódios especiais do Apaecast, podcast produzido pela instituição, na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 22 a 26 de agosto, às 12h.
Atualmente, mais de 45 milhões de PcD enfrentam barreiras na sociedade. São barreiras urbanísticas, arquitetônicas, na informação, na comunicação, na tecnologia, no mercado de trabalho, na educação e no transporte. Mas as que mais causam impacto são aquelas que estão presentes no dia a dia – sejam explícitas ou não – e se referem ao comportamento, chamadas de barreiras atitudinais.
O Apaecast conta como estas barreiras prejudicam as PcD no dia a dia. Cinco profissionais da instituição contarão sobre as atitudes capacitistas, barreiras atitudinais dentro dos ambientes escolares e barreiras no mercado de trabalho, além de dar ênfase às Capacidades das PcD.
Neste ano a campanha, que é desenvolvida pela Federação Nacional das Apae (Fenapaes), terá como tema “Superar Barreiras para Garantir a Inclusão”. O assunto busca frisar aos brasileiros que, apesar dos avanços conquistados, por meio de legislações e políticas públicas, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências.
“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2022 enfatizará a necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras intransponíveis para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade”, diz a Apae Brasil.
A Apae de Curitiba precisa da sua ajuda. Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais.
Especialistas oferecem dicas para pais de crianças recém-diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.
A cidade contou com várias atrações ao longo do dia e a instituição foi uma das beneficiadas com a ação da Prefeitura.
A MPS pode causar perda auditiva, otites recorrentes e outras complicações que afetam a qualidade de vida desses pacientes.
Saiba como acontece e como ajudar as pessoas diagnosticadas dentro do espectro
Atividade física pode melhorar coordenação motora, autoestima e socialização das crianças com a síndrome.
O bate-papo trouxe questões importantes sobre a condição com a participação da diretora, Margareth Terra
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.