Notícias

Dislexia e Deficiência Intelectual: entenda as diferenças

Como a dislexia afeta o aprendizado e por que não deve ser confundida com a deficiência intelectual.
Paulo Fortunato
Jornalista, Coordenador de Comunicação, Markentig e Eventos
Publicado em
Dislexia e Deficiência Intelectual: entenda as diferenças

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de uma pessoa de ler e escrever corretamente. Embora muitas vezes seja confundida com a deficiência intelectual (DI), o Transtorno de aprendizagem da leitura e da escrita não tem relação alguma com o QI ou com a inteligência em geral. É importante esclarecer que não se trata de uma doença ou uma deficiência, mas sim uma dificuldade específica no aprendizado da leitura e da escrita.

Dificuldades para decifrar palavras, ler com fluência e escrever corretamente, são sintomas que podem ser encontrados em pessoas diagnosticadas com esse transtorno. No entanto, é importante destacar que não existe relação com a inteligência ou o potencial de uma pessoa. Muitas pessoas famosas e bem-sucedidas têm dislexia, como o empresário Richard Branson e o ator Orlando Bloom.

Um fato importante é que os sintomas são perceptíveis principalmente em crianças e podem ser identificados pelos próprios pais, responsáveis ou até mesmo pelos professores. Por na escola apresentarem um mau comportamento devido a dificuldade de aprendizagem e por dispersarem rapidamente do que está acontecendo no ambiente escolar. Ao identificar, a família precisa procurar acompanhamento especializado o quanto antes, para evitar que a criança tenha desinteresse futuro pelos estudos.

Segundo a Psicopedagoga Helaiza Padonoski, é essencial que os pais estejam atentos às atitudes de seus filhos em casa e no ambiente escolar, que mantenha um contato constante com a equipe disciplinar escolar, pois assim conseguirão encontrar possíveis sintomas. “A comunicação pai e escola é fundamental no processo da vida de uma criança. Essa troca de informação ajuda não somente no diagnóstico de dislexia, mas de outros possíveis casos”, contou a profissional.

Em se tratando da deficiência intelectual, ela é uma condição permanente que afeta a capacidade de aprendizado de uma pessoa. Isso significa que ela terá dificuldades para aprender coisas novas ou compreender conceitos complexos. A DI é geralmente medida pelo QI, que é uma escala utilizada para avaliar a inteligência humana. Pessoas com QI abaixo de 70 geralmente são consideradas com deficiência intelectual.

A condição que dificulta o aprendizado da leitura e da escrita pode ser diagnosticada por profissionais da saúde, como fonoaudiólogos, psicopedagogos e psicólogos. É importante que esses profissionais façam um diagnóstico preciso para que a pessoa possa receber o tratamento adequado. O tratamento, geralmente envolve terapias especializadas e intervenções educacionais, como aulas de reforço e treinamento para criar habilidades de leitura e escrita.

É fundamental que as pessoas com dislexia recebam o apoio e o tratamento adequados para que possam ter sucesso no aprendizado e ajuda para realizar tarefas do dia a dia que parecem mais desafiadoras.

Ajude a Apae Curitiba com suas Notas Fiscais

A Apae Curitiba disponibiliza urnas de coleta para notas fiscais em instituições parceiras. Quando o cliente não informa seu CPF é possível deixá-las dentro da urna como forma de doação. Nós passamos recolhendo periodicamente e lançamos no sistema do Nota Paraná e, assim, conseguimos recolher o valor dos impostos e reverter em doação para ajudar com os custos da instituição. Se você tem um comércio, entre agora mesmo em contato conosco e informe seu desejo de nos ajudar que levaremos até você uma urna de coleta. Contamos com sua ajuda. Muitas vidas podem ser impactadas através dessa sua atitude. Saiba mais clicando AQUI

Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content