Notícias

Disfunção sensorial no autismo: entenda as perturbações na sensibilidade

Saiba como acontece e como ajudar as pessoas diagnosticadas dentro do espectro
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em
Disfunção sensorial

A disfunção sensorial é um dos sintomas mais comuns no autismo. Pessoas com autismo podem apresentar perturbações na sensibilidade a diferentes estímulos, como luz, som, toque e cheiro. 

A hipersensibilidade é quando uma pessoa é excessivamente sensível a um estímulo específico. Por exemplo, uma pessoa com hipersensibilidade ao som pode ter dificuldade em tolerar barulhos altos ou sons agudos, enquanto uma pessoa com hipersensibilidade ao toque pode achar difícil tolerar o contato físico.

A disfunção sensorial pode afetar a capacidade de uma pessoa com autismo de interagir com o mundo ao seu redor e pode levar a comportamentos desafiantes. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa com autismo é única e pode apresentar sintomas de disfunção sensorial de maneira diferente.

O tratamento pode ser através de terapias ocupacionais e sensoriais, que podem ajudar a melhorar a sensibilidade e aprender a lidar com diferentes estímulos. Além disso, é importante que os cuidadores e profissionais de saúde entendam as necessidades individuais de cada pessoa com autismo e trabalhem em conjunto para encontrar soluções que ajudem a melhorar a qualidade de vida.

A disfunção sensorial no autismo pode ser um desafio para as pessoas com o transtorno e para os cuidadores. Pode afetar a capacidade de participar de atividades cotidianas, como vestir-se, comer ou brincar. Além disso, pode levar a comportamentos desafiantes, como a recusa de comer determinados alimentos ou a recusa de participar de atividades sociais.

É importante lembrar que a disfunção sensorial no autismo é apenas um dos muitos sintomas que as pessoas com o transtorno podem apresentar. O tratamento e o apoio precisam ser adaptados de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa com autismo para garantir que ela tenha a melhor qualidade de vida possível.

É hora de dar o play!

A série Atypical da Netflix lançada em 2017, é sobre um jovem chamado Sam, que foi diagnosticado dentro do espectro do autismo e está tentando estabelecer seus sonhos enquanto navega pelas complexidades da vida adulta. A série aborda de forma sensível e realista o que é viver com autismo e como isso afeta as relações pessoais e profissionais. Além disso, a série também retrata o ponto de vista dos pais de Sam, os amigos e os relacionamentos amorosos e como eles lidam com o autismo. 

Enquanto Sam luta para se conectar com os outros e encontrar sua independência, ele também enfrenta desafios comuns enfrentados por muitas pessoas dentro do espectro, como dificuldade em se relacionar socialmente e interpretar as situações, com dificuldades em se expressar e se comunicar. No geral, Atypical é uma série emocionante e comovente que oferece uma visão única e inclusiva da vida das pessoas diagnosticadas dentro do espectro do autismo.

 

Ajude a Apae Curitiba através da sua conta de luz

Você sabia que uma das formas de doar para Apae Curitiba é através da sua conta de luz? Basta entrar em contato com a Copel pelo telefone 0800 722 2723 e informar que quer fazer uma doação para a instituição do valor desejado. O valor que você escolheu será direcionado a instituição que será cobrado na sua próxima fatura. Não esqueça de estar com documentos em mãos para que eles possam confirmar sua identidade. Não deixe de doar! Existem maneiras simples e fáceis para você colocar sua generosidade em prática. Entre em contato agora mesmo com a Copel solicitando sua doação. Contamos com você. Saiba mais clicando AQUI

Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo