Notícias

Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Deficiência abre espaço para o debate sobre os direitos e a inclusão

Cada indivíduo merece respeito e o direito de assegurar seu lugar na sociedade.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro em todo o Brasil. Esta data é uma importante oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência em nossa sociedade, bem como para promover a conscientização, inclusão e o respeito pelos seus direitos. 

A luta pelos direitos das pessoas com deficiência é uma trajetória histórica, marcada por superações e conquistas. Antigamente, muitas dessas pessoas eram marginalizadas e excluídas da sociedade. No entanto, ao longo do tempo, movimentos sociais foram ganhando relevância e força para buscar cada vez mais a mudança para  uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Segundo o Portal UOL, o dia 21 de setembro foi escolhido, pois está próximo do início da primavera, onde a chegada das flores representa o nascimento e a renovação da luta das pessoas com deficiência. O dia é comemorado desde 1982, mas só foi oficializado em 2005  pela Lei nº 11.133.  

Apesar dos avanços legislativos, ainda existem muitos obstáculos a serem superados. A falta de acessibilidade em espaços públicos, transporte e serviços, a discriminação no mercado de trabalho e a ausência de políticas públicas efetivas são apenas algumas das barreiras que persistem e impedem a plena inclusão dessas pessoas em nossa sociedade.

É fundamental compreender que a deficiência não deve ser vista como uma limitação, mas sim como uma característica humana que não deve excluir ninguém do convívio social, da educação, do trabalho e do lazer. A inclusão é uma responsabilidade de toda a sociedade, que deve se empenhar para construir um ambiente mais acolhedor e adaptado a todas as necessidades.

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, é essencial que cada um de nós reflita sobre a importância da inclusão e do respeito à diversidade humana. Devemos combater o preconceito, valorizar a individualidade de cada um, permitindo que elas alcancem todo o seu potencial e contribuam para o bem-estar de nossa sociedade como um todo.

A celebração dessa data não deve se restringir a apenas um dia, mas sim servir como ponto de partida para ações contínuas em prol da inclusão e do reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência. É responsabilidade de todos nós trabalharmos juntos para construir uma sociedade mais justa, igualitária e verdadeiramente inclusiva, onde todos possam viver com dignidade e respeito.

Não deixe de doar! Ajude a Apae Curitiba

A Apae de Curitiba precisa da sua ajuda. Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Contamos com três centros terapêuticos com atendimentos gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba; e sete Casas Lar. Confira nossas escolas clicando AQUI.

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo