Notícias

Deficiência Intelectual, Síndromes e Trantornos: saiba as suas diferenças

Entenda suas nuances e evite confusões no uso dos termos.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

É frequente nos depararmos com termos relacionados a deficiência, síndromes e transtornos sendo utilizados de maneira inadequada. Embora esses equívocos sejam comuns, é crucial estar atento a eles, pois cada termo carrega significados específicos e distintos. Compreender e abordar esses conceitos de forma adequada é essencial não apenas para diferenciá-los, mas também para lidar de maneira apropriada com cada condição.

A Apae Curitiba não presta apenas assistência a pessoas com deficiência intelectual, mas também a indivíduos que enfrentam condições múltiplas, incluindo aquelas que podem ser classificadas como síndromes e transtornos. Por exemplo, uma pessoa pode ter deficiência intelectual e, simultaneamente, ser diagnosticada com a síndrome de Down. O enfoque na integração visa estimular todos esses indivíduos de maneira apropriada, adaptando-se às suas necessidades específicas de acordo com o diagnóstico apresentado.

Deficiência

De acordo com o portal Feel Home Care, as deficiências são tratadas como uma anormalidade de uma parte estrutural do corpo ou função fisiológica. Dessa forma a deficiência pode ser tratada como intelectual, física, visual ou auditiva, geralmente essas deficiências trazem dificuldades no cotidiano e muitas vezes as impedem de participar de forma efetiva e plena na sociedade.

A deficiência intelectual, por exemplo, está vinculada às limitações em relação à dificuldade no desenvolvimento e nas habilidades de comunicação, adaptação social como no lazer ou no ambiente de trabalho. Também há casos onde essas circunstâncias estejam ligadas a deficiência intelectual e múltipla, a qual pode afetar tanto as condições intelectuais e a visão, por exemplo, mas isso não os impede de desenvolvê-las e adaptá-las conforme a individualidade de cada um.

Síndromes

Síndromes referem-se a conjuntos de sintomas manifestados simultaneamente, podendo ser causadas por diversos fatores. A síndrome de Down, por exemplo, é influenciada geneticamente, resultando em dificuldades na interação social, comportamento e comunicação. Muitas vezes, síndromes estão associadas a diferentes graus de deficiência intelectual.

Transtornos

Similar às síndromes, os transtornos não têm uma única causa e envolvem desordens na saúde, causando desequilíbrios mentais ou psicológicos. Eles podem afetar a saúde mental, comprometendo as atividades diárias e a personalidade, levar ao comprometimento das ações do dia a dia do paciente e de sua personalidade. O Transtorno do Espectro Autista, por exemplo, impacta as interações sociais e padrões de comportamento, enquanto o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é neurobiológico, manifestando-se por desatenção, inquietude e impulsividade.

A compreensão profunda dessas nuances revelam-se fundamentais para orientar uma abordagem que seja não apenas eficaz, mas também verdadeiramente inclusiva diante dos desafios associados à deficiência, síndromes e transtornos. Ao reconhecer a diversidade e singularidade de cada indivíduo, podemos construir um ambiente que promova a igualdade, respeito e oportunidades para todos. 

Seja um Voluntário da Apae Curitiba

Já pensou em doar algumas horas da sua semana para ajudar aqueles que necessitam? A Apae Curitiba precisa de você. Ser voluntário é uma atividade prazerosa e com espírito de equipe você contribui para o fortalecimento da organização na sociedade. Ficou interessado? Clique AQUI. Será um prazer ter você junto conosco, na causa da pessoa com deficiência intelectual.

Hoje a instituição atende quase 474 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 40 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,4 mil por mês. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Notícias Relacionadas

Nota à Imprensa e a Comunidade

Voltar Notícias Paulo Fortunato Jornalista, Gerente de Comunicação, Markentig e Eventos Publicado em21 de fevereiro de 2024 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Curitiba vem por

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo