CEDAE e Luan Muller celebram a Páscoa com alegria e inclusão
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
O desenvolvimento cognitivo infantil envolve o aprimoramento de habilidades como o processamento de informações, a compreensão de conceitos, o aprendizado por meio de experiências, além de aspectos fundamentais como memória, linguagem, raciocínio e resolução de problemas.
Nos primeiros anos de vida, as crianças são especialmente receptivas a estímulos que impulsionam esse crescimento. Estimular essa área desde cedo é crucial para a formação de competências essenciais que as acompanharão por toda a vida.
Na Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba, o desenvolvimento cognitivo é promovido de forma lúdica e diversificada, por meio de atividades como jogos, brincadeiras, teatro, apresentações de dança, contação de histórias e circuitos psicomotores. Essas estratégias são desenhadas para engajar os alunos e oferecer uma ampla variedade de experiências enriquecedoras.
De acordo com a professora Claudia Bazan Bertanha de Lima, quanto mais variadas forem as atividades e os materiais utilizados, maior será o potencial de aprendizado dos estudantes. “As crianças aprendem brincando, e seus sentidos são as portas de entrada para o conhecimento do mundo exterior”, explica.
A profissional ressalta que devido à plasticidade cerebral (capacidade do cérebro de se adaptar e reorganizar em resposta a experiências, aprendizado e lesões), o potencial das crianças é imensurável.”Se estimuladas desde pequenas, elas podem aprender várias habilidades, mesmo havendo deficiência intelectual severa”, alega.
Na Escola CEDAE, os professores especialistas em educação especial têm um olhar atento e individualizado, garantindo as adaptações necessárias para atender às necessidades específicas de cada aluno. Claudia ressalta a importância do papel do professor nesse contexto: “O professor é o mediador da aprendizagem”.
A professora Cláudia explica as diferentes fases do desenvolvimento cognitivo e como elas podem aparecer:
Estágio sensório-motor (0 – 2 anos): É um período marcado por descobertas intensas, no qual o bebê começa a compreender o mundo ao seu redor por meio das sensações e movimentos. Faz parte dessa fase jogar objetos no chão e/ou levá-los à boca.
Estágio pré-operatório (2 – 7 anos): Essa etapa envolve o desenvolvimento da lógica e o uso de categorias para classificar objetos e a realidade. Nessa fase, a criança, algumas vezes, não tem a percepção real dos acontecimentos, mas sim a sua própria interpretação. Ocorre também o domínio da linguagem. Faz parte dessa fase o egocentrismo e a confusão entre realidade e fantasia.
Estágio operacional concreto (7 – 12 anos): Durante esse período, observa-se uma profunda transformação na capacidade de raciocínio das crianças, permitindo-lhes processar informações de maneira mais estruturada e lógica, embora ainda fortemente atrelada ao concreto. É um tempo de descobertas, e o que antes não fazia sentido agora passa a fazer. Faz parte dessa fase a compreensão sobre regras sociais e o desenvolvimento do senso de justiça.
Estágio operatório formal (a partir de 12 anos): Marca a transição da infância para a adolescência. Essa etapa é caracterizada por um salto qualitativo na capacidade de raciocínio, permitindo ao adolescente operar de forma abstrata e especulativa. É comum que, nessa fase, o adolescente faça vários questionamentos e acredite que já sabe tudo.
Para saber tudo sobre Deficiência Intelectual, Síndromes e Transtornos, siga a Apae Curitiba no Facebook e Instagram.
A Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE), atende a Educação Infantil na Modalidade Educação Especial, oferece atendimento pedagógico e terapêutico, de estimulação precoce e pré-escolar, com idade cronológica de 0 a 5 anos e 11 meses. O atendimento é destinado às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. O objetivo principal é promover, através do processo educacional e terapêutico, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia e autorrealização. Conheça a escola clicando AQUI.
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597, – Batel, Curitiba – PR
Contato: (41) 3222-8884
A celebração de Páscoa incluiu diversas brincadeiras e atividades lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento dos alunos.
Fantasiadas de coelhinhas, voluntárias entregam ovos de chocolate e espalham alegria entre estudantes e acolhidos da instituição.
O projeto é mais uma forma de fortalecer a educação ambiental e incentiva boas práticas sustentáveis entre os estudantes e suas famílias.
Evento beneficente arrecada recursos para as atividades da fanfarra e celebra a união da comunidade em apoio à inclusão.
Celebre a diversidade assistindo ao curta-metragem inclusivo da Turma da Mônica!
A reforma estabelece um melhor ambiente de trabalho às cozinheiras e contribui para o aumento da qualidade das refeições.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.