Notícias

Deficiências invisíveis não afetam o corpo físico ou aparência, alerta psicóloga da Apae

Segundo Fernanda de Ramos, as deficiências invisíveis afetam os indivíduos que precisam conviver com elas, abalando muitas vezes a convivência familiar e social.
Logo Apae Curitiba
Redação Apae
Publicado em
deficiências invidíveis

Conviver com nossas diferenças sempre será uma missão para o convívio do dia a dia. Dentro disso, é fundamental identificarmos todas aquelas deficiências que não estão diante de nossos olhos. Essas deficiências não necessitam de aparelhos como cadeiras de rodas, muletas, ou a dependência de qualquer outro objeto.

Fernanda de Ramos, psicóloga da Escola Luan Muller da Apae Curitiba, explica que as deficiências invisíveis correspondem a “doenças que não afetam o corpo físico ou a sua aparência, mas aquelas que os indivíduos precisam conviver e que afetam muitas vezes sua vida e sua convivência familiar e social”, diz. 

Também é compreendido como deficiência invisível, ou não aparente, aquelas que não são observadas a nível físico, como depressão, epilepsia, fibromialgia e dificuldades de aprendizagem. Estas deficiências podem variar entre outras em gravidade ou sintomas.

Para isso é importante ter um acompanhamento contínuo com uma equipe multidisciplinar e o apoio familiar para o fortalecimento emocional. “Os familiares necessitam de orientações e acompanhamentos para poderem dar assistência familiar adequada”, explica. O primeiro passo para ajudar a pessoa é se mostrar aberto, acreditando e dando ouvido ao que ela está dizendo. 

A profissional da saúde reforça que a sociedade coloca os pacientes de diabete e hipertensão sob cuidados, mas deixam doenças emocionais como déficit de atenção, fobias, depressão e fibromialgia, entre outras, sem uma base sólida de apoio social. 

A psicóloga acrescenta que “as doenças invisíveis, apesar de, muitas vezes, não aparecerem fisicamente, podem trazer dificuldades e incapacidades, como, por exemplo, dificuldade de estar em ambientes fechados, isolamento social, aglomerações, entre outros.”

Faça um PIX e ajude a Apae Curitiba

Doar ficou ainda mais fácil com a opção PIX. Agora você tem mais essa modalidade, que é muito rápida, prática e segura. Lembre-se, que sua doação vale muito para a Apae Curitiba. Atualmente, são quase 500 estudantes e 35 moradores que recebem atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. Faça um PIX pela chave: [email protected]

A Apae Curitiba conta com três centros terapêuticos com atendimentos gratuitos às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição é mantenedora de cinco escolas especializadas localizadas em Santa Felicidade, Batel e Seminário, em Curitiba; e sete Casas Lar. Confira nossas escolas clicando AQUI

Texto: Arthur Borsato 

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo