Em setembro deste ano, três profissionais da Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba, que atuam nas áreas de Educação Física, Psicologia e Terapia Ocupacional, participaram de um curso de gerenciamento de crises ministrado pelo instrutor Dr. Paulo Chereguine. O objetivo deste curso foi oferecer suporte aos profissionais que trabalham com crianças que têm deficiência intelectual e múltipla, atrasos no neurodesenvolvimento, desenvolvimento atípico e características neurodivergentes, fornecendo orientações sobre como agir em situações de crise durante o processo de ensino e aprendizado desses indivíduos.
As crises enfrentadas por crianças com deficiência intelectual podem ser desafiadoras, tanto para elas quanto para suas famílias. É fundamental contar com profissionais qualificados e especializados nesse contexto, pois eles desempenham um papel crucial no apoio às crianças durante esses momentos difíceis. Profissionais bem treinados, são capazes de compreender as necessidades específicas de cada criança e desenvolver estratégias adequadas para lidar com crises comportamentais, emocionais ou cognitivas. Além disso, esses profissionais podem fornecer orientação e apoio às famílias, ajudando a criar um ambiente mais seguro e acolhedor para a criança, promovendo seu bem-estar e desenvolvimento.
Pensando nisso que o professor de Educação Física, Felipe Mattuella decidiu realizar o curso, ele foi um dos profissionais que se manteve engajado ao adquirir mais conhecimento sobre esse assunto. O professor relata que esse processo teve um impacto significativo em seu desenvolvimento como profissional da área, tornando-o mais atento para identificar potenciais situações de crise e desconforto entre os estudantes.
‘’O curso fornece subsídios pra que eu conheça melhor meu aluno, saiba mediar situações e possa orientar o meu corpo docente. Então a gente pode elaborar um gerenciamento junto com um tratamento dessas crises, eu posso estar orientando os profissionais e as famílias, caso seja necessário a gente tomar algumas atitudes um pouco mais específicas’’, comentou Mattuella.
Essa preparação garante que todos os profissionais que trabalham com crianças com deficiência intelectual estejam devidamente habilitados e capacitados para executar esse tipo de gerenciamento, adotando uma abordagem multidisciplinar. Dessa forma, é viável assegurar que esses profissionais atuem com segurança diante de eventuais situações de crise que possam surgir em suas rotinas de trabalho.
‘’Eu vejo que quando as pessoas tem um profissional como referência e que sabe aquilo que tá fazendo, elas se espelham e elas vão confiar muito mais no meu trabalho e tendo essa confiança eu posso exercer algo muito grandioso pra que essas crianças tenham um processo de ensino aprendizado maravilhoso, e possam alcançar patamares gigantescos que é o meu sonho pra todas elas’’, disse.