Notícias

Fanfarra da Apae Curitiba anima Copa América de Bandas e Fanfarras e conquista 6 troféus em Itapema (SC)

Regente da corporação agradece ao Expresso Princesa dos Campos pelo transporte adaptado para cadeirantes.
Fanfarra da Apae Curitiba anima Copa América de Bandas e Fanfarras e conquista 6 troféus em Itapema (SC)
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Na imagem estão reunidos para a fotos todos os integrantes da Fanfarra, eles estão na Praça da Concha em Itapema

Itapema (SC) pôde prestigiar no último sábado (22) a apresentação da Fanfarra da Apae Curitiba pela Copa América de Bandas e Fanfarras, realizada pela Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina (ABANFAESC). O talento dos participantes encantou o público que compareceu ao evento. A corporação da Apae, composta por estudantes da Escola Agrícola Henriette Morineau e regida pela professora de arte Célia Mozer, foi aplaudida pelo público ao tocar “We Will Rock You” do Queen e “Eu te amo meu Brasil”, de “Os Incríveis” (Compositor Dom). 

Ao todo, a corporação conquistou seis troféus: 1° lugar – Corpo musical, 1° lugar – Mor de Comando, 1° e 2°  lugar – baliza, 1° lugar – Corpo Coreográfico e 1° lugar– Pavilhão Nacional. 

A corporação foi convidada a participar da Copa América de Bandas e Fanfarras de 2022 pelo  presidente da ABANFAESC, Gilberto Orsi. “É muito importante as Apaes estarem aqui. Veja bem, temos a Apae de Presidente Getúlio e a Apae Curitiba que vem abrilhantar essa Copa América, um dos maiores eventos de bandas e fanfarras do Brasil e Sul Americana. Quero mandar um abraço para a professora Célia Mozer, toda direção da Apae e parabenizar os Apaeanos”. 

O grupo pôde viajar com conforto e inclusão promovida pelo Expresso Princesa dos Campos. “Agradecemos imensamente a empresa Princesa dos Campos pelo transporte adaptado para cadeirantes. Foi a primeira vez que pudemos nos sentir incluídos de todas as formas em um campeonato de Fanfarras e Bandas. Isso só é possível graças aos nossos parceiros e voluntários como nossa amiga Estela Gulin, que solicitou o transporte”, disse Mozer. A profissional também agradece a gestão da Escola Agrícola, presente na cerimônia. “Nos sentimos muito seguros com nosso diretor Mauro Mocochinski e a pedagoga Christina Hacke no evento, nos auxiliando em quadra”. 

A Fanfarra da Apae Curitiba

A Fanfarra da Apae Curitiba é um grupo de estudantes com deficiência intelectual e/ou múltipla que se reúne para tocar instrumentos melódicos e de percussão no ambiente escolar da instituição de Santa Felicidade, Curitiba. Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC).

O grupo tem o intuito de promover aos estudantes da Apae Curitiba as primeiras noções do contexto musical nos aspectos rítmicos e melódicos: compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas. 

Desde 2013, quando a professora regente Célia Mozer entrou para o projeto, promoveu melhorias e ampliou o número de alunos e de instrumentos na corporação. A professora diz que os integrantes têm trabalhado de forma coletiva, o que motivou muitos a ingressarem no projeto. 

Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC).

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content