Notícias

Fanfarra da Apae Curitiba anima Copa América de Bandas e Fanfarras e conquista 6 troféus em Itapema (SC)

Regente da corporação agradece ao Expresso Princesa dos Campos pelo transporte adaptado para cadeirantes.
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Na imagem estão reunidos para a fotos todos os integrantes da Fanfarra, eles estão na Praça da Concha em Itapema

Itapema (SC) pôde prestigiar no último sábado (22) a apresentação da Fanfarra da Apae Curitiba pela Copa América de Bandas e Fanfarras, realizada pela Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina (ABANFAESC). O talento dos participantes encantou o público que compareceu ao evento. A corporação da Apae, composta por estudantes da Escola Agrícola Henriette Morineau e regida pela professora de arte Célia Mozer, foi aplaudida pelo público ao tocar “We Will Rock You” do Queen e “Eu te amo meu Brasil”, de “Os Incríveis” (Compositor Dom). 

Ao todo, a corporação conquistou seis troféus: 1° lugar – Corpo musical, 1° lugar – Mor de Comando, 1° e 2°  lugar – baliza, 1° lugar – Corpo Coreográfico e 1° lugar– Pavilhão Nacional. 

A corporação foi convidada a participar da Copa América de Bandas e Fanfarras de 2022 pelo  presidente da ABANFAESC, Gilberto Orsi. “É muito importante as Apaes estarem aqui. Veja bem, temos a Apae de Presidente Getúlio e a Apae Curitiba que vem abrilhantar essa Copa América, um dos maiores eventos de bandas e fanfarras do Brasil e Sul Americana. Quero mandar um abraço para a professora Célia Mozer, toda direção da Apae e parabenizar os Apaeanos”. 

O grupo pôde viajar com conforto e inclusão promovida pelo Expresso Princesa dos Campos. “Agradecemos imensamente a empresa Princesa dos Campos pelo transporte adaptado para cadeirantes. Foi a primeira vez que pudemos nos sentir incluídos de todas as formas em um campeonato de Fanfarras e Bandas. Isso só é possível graças aos nossos parceiros e voluntários como nossa amiga Estela Gulin, que solicitou o transporte”, disse Mozer. A profissional também agradece a gestão da Escola Agrícola, presente na cerimônia. “Nos sentimos muito seguros com nosso diretor Mauro Mocochinski e a pedagoga Christina Hacke no evento, nos auxiliando em quadra”. 

A Fanfarra da Apae Curitiba

A Fanfarra da Apae Curitiba é um grupo de estudantes com deficiência intelectual e/ou múltipla que se reúne para tocar instrumentos melódicos e de percussão no ambiente escolar da instituição de Santa Felicidade, Curitiba. Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC).

O grupo tem o intuito de promover aos estudantes da Apae Curitiba as primeiras noções do contexto musical nos aspectos rítmicos e melódicos: compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas. 

Desde 2013, quando a professora regente Célia Mozer entrou para o projeto, promoveu melhorias e ampliou o número de alunos e de instrumentos na corporação. A professora diz que os integrantes têm trabalhado de forma coletiva, o que motivou muitos a ingressarem no projeto. 

Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC).

Galeria de Fotos

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo