Notícias

Apae Curitiba participa da Copa América de Bandas e Fanfarras

Convite foi feito pela Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina (ABANFAESC).
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Fanfarra da Apae ensaiando na quadra da Escola Agricola de Santa Felicidade

A Associação de Bandas e Fanfarras do Estado de Santa Catarina (ABANFAESC) realiza entre os dias 22 a 23 de outubro a Copa América de Bandas e Fanfarras na Praça da Paz ou Praça da Concha, localizada na Avenida Nereu Ramos em Itapema (SC), a qual terá a participação especial da Fanfarra da Apae Curitiba. O objetivo busca promover a arte, cultura e musicalidade. 

Segundo a professora de arte e regente da Fanfarra, Célia Mozer, a corporação da Fanfarra da Apae foi convidada pelo Beto Orsi. “Ele é um incentivador do meio musical e fez questão de levar duas Apaes para este evento”.

O evento contará com corporações de diversas cidades de Santa Catarina, além de outros estados e países – Uruguai, Colômbia e Argentina – que já confirmaram presença. As apresentações acontecem das 8 às 20h com a participação de mais de 60 bandas. Além da Apae Curitiba, a instituição de Presidente Getúlio também estará presente. A Apae Curitiba, a princípio,  se apresenta a partir das 11 horas do dia 22 de novembro. 

Interessados podem acompanhar pela transmissão ao vivo na página do Facebook da ABANFAESC

A Fanfarra da Apae Curitiba

A Fanfarra da Apae Curitiba é um grupo de estudantes com deficiência intelectual ou múltipla que se reúne para tocar instrumentos melódicos e de percussão no ambiente escolar da instituição de Santa Felicidade, Curitiba. Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC).

O grupo tem o intuito de promover aos estudantes da Apae Curitiba as primeiras noções do contexto musical nos aspectos rítmicos e melódicos: compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas. 

Desde 2013, quando a professora regente Célia Mozer entrou para o projeto, promoveu melhorias e ampliou o número de alunos e de instrumentos na corporação. A professora diz que os integrantes têm trabalhado de forma coletiva, o que motivou muitos a ingressarem no projeto. 

Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC).

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo