Notícias

Saiba como emitir credencial de estacionamento para pessoas com deficiência

O cartão é de uso obrigatório e é válido em todo Brasil.
Saiba como emitir credencial de estacionamento para pessoas com deficiência
Eduarda Zeglin
Estagiária de Jornalismo
Publicado em
imagem de um estacionamento preferencia a pessoas com deficiência

As vagas preferenciais destinadas às pessoas idosas, com deficiência intelectual ou com dificuldade de locomoção, foram regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A credencial é o documento obrigatório para uso das vagas e deve ser utilizada em estabelecimentos comerciais, dentre eles, shoppings, hospitais, mercados, além de vias públicas.

São indicadas por pintura no chão ou placas, tanto nas ruas e em locais públicos quanto em comércios e outros estabelecimentos. A credencial precisa ser colocada sobre o painel do veículo, com a frente virada para cima. Para emitir o cartão deve ser feito o cadastro no órgão de trânsito da sua cidade ou nas unidades de atendimento do Detran-PR. Em Curitiba, o documento é emitido pela Superintendência de Trânsito (Setran). Faça seu agendamento online.

É preciso apresentar cópias do documento de identidade, CPF e comprovante de residência. No caso de pessoas com deficiência física ou intelectual, é exigido o laudo médico emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em cidades onde não há órgão municipal de trânsito, deve-se entrar em contato com a prefeitura. Em algumas cidades, o atendimento nas unidades é realizado com hora marcada. Você também pode emitir o cartão via internet, após a realização do cadastrado no PIÁ no campo ‘’buscar serviço’’.

As pessoas que podem emitir o cartão devem ter obrigatoriamente a carteira nacional de habilitação (CNH). Os motoristas que estacionarem nas vagas preferenciais estão sujeitos a multa, além de perder cinco pontos na carteira de habilitação e a remoção do veículo.

O titular poderá utilizar o cartão em qualquer veículo, independente de quem seja o proprietário ou o condutor. Em caso de perda, roubo ou furto do cartão, é necessário a apresentação do Boletim de Ocorrência e automaticamente a solicitação da segunda via. Os indivíduos com deficiência intelectual têm a credencial válida pelo período de dois anos ou menos, conforme o atestado ou laudo médico apresentado, após esse prazo deve ser renovada.

Apoie a Apae Curitiba

Doe: apaecuritiba.colabore.org/doeapae
Faça um PIX: doe@apaecuritiba.org.br (Chave)
Seja um Voluntário

A Apae de Curitiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.
A associação é mantenedora de cinco escolas especializadas no atendimento à pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição também conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Atua em três pilares – educação, saúde e assistência social.

Para mais informações sobre a credencial de estacionamento clique AQUI

Conheça a Apae Curitiba clicando AQUI.

Foto: Everson Bressan/SMCS

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content