Fanfarra da Apae Curitiba se apresenta junto ao Cindacta II em comemoração aos 42 anos da instituição
Juntos, os grupos trouxeram dois clássicos ao público: a Nona Sinfonia de Beethoven e We Will Rock You.
A Fanfarra da Apae Curitiba conquistou cinco troféus no Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras, categoria Banda de Percussão com Instrumentos Melódicos Sênior, realizado no último sábado (17). A apresentação ocorreu no Ginásio de Esportes Gilmar Agibert de Prudentópolis, centro-sul do estado. A conquista foi realizada pelos subgrupos: Pavilhão Nacional, Corpo Musical, Corpo Coreográfico, Baliza e Mor de Comando.
“Já estamos participando há seis anos dos campeonatos estaduais e cada dia percebo a evolução dos estudantes e a alegria de serem pertencentes de um grupo capaz de romper barreiras e fazer a diferença”, disse a professora de arte da Escola Agrícola Henriette Morineau e regente da Fanfarra, Célia Mozer.
Célia conta que o projeto faz os funcionários da instituição que acompanham os eventos superarem os desafios encontrados no ambiente de trabalho. “Para os profissionais percebo que este projeto se traduz num combustível para encarar os desafios constantes no ambiente de trabalho, traçando novos objetivos a cada nova competição, ou evento”.
Até o momento, o próximo desafio da Fanfarra da Apae Curitiba será a Copa América promovida pela Associação de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina (ABANFAESC) em outubro.
A Apae Curitiba agradece imensamente a todos os colaboradores que ajudaram a corporação a participar do Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras em Prudentópolis. Em especial, a empresa de transportes Princesa dos Campos e aos profissionais que estiveram no evento auxiliando os estudantes: Lucyane Kelly Kachuba (corpo coreográfico), Lourdes Licorini (apoio), Vanessa Culpi (Apoio), Silvia Macedo (corpo coreográfico), Nilton Aparecido Telles dos Santos (caixa tenor), Adriana Rodrigues Gomes Vanoni (melodia e percussão), Silvana Maria Ribeiro Decks (melodia e percussão), Pamela Amaral Silva Costa (melodia e percussão) e Célia Mozer (Regência).
“É muito gratificante saber que este projeto possibilita tantos benefícios aos nossos estudantes em diferentes aspectos: pedagógico, psicológico, emocional, social e outros”, finaliza Célia.
A Fanfarra da Apae Curitiba é um grupo de estudantes com deficiência intelectual e/ou múltipla que se reúne para tocar instrumentos melódicos e de percussão no ambiente escolar da instituição de Santa Felicidade, Curitiba. Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC).
O grupo tem o intuito de promover aos estudantes da Apae Curitiba as primeiras noções do contexto musical nos aspectos rítmicos e melódicos: compasso de tempo, solfejo melódico e rítmico e proporcionar o senso de cooperação, respeito à disciplina e inclusão social. O objetivo é desempenhar novas tarefas e buscar incluir estudantes com outras habilidades artísticas.
Desde 2013, quando a professora regente Célia Mozer entrou para o projeto, promoveu melhorias e ampliou o número de alunos e de instrumentos na corporação. A professora diz que os integrantes têm trabalhado de forma coletiva, o que motivou muitos a ingressarem no projeto.
Atualmente, o conjunto é formado por 48 integrantes, sendo 6 funcionários e 42 estudantes. Estes se apresentam em eventos de Curitiba e Região Metropolitana e em campeonatos, como o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e o Campeonato Interestadual de Bandas e Fanfarras (PR e SC).
Juntos, os grupos trouxeram dois clássicos ao público: a Nona Sinfonia de Beethoven e We Will Rock You.
Evento destaca criatividade e sustentabilidade em jogos e brinquedos feitos de materiais recicláveis, promovendo aprendizado e integração.
A ação deve beneficiar cerca de 3,4 milhões de PcDs, de acordo com o Ministério dos Transportes.
Descubra como a Escola CEDAE aborda a interação social e a adaptação de crianças autistas, utilizando estratégias focadas na atenção e concentração.
Evento reforça a importância do apoio comunitário para manter serviços essenciais da instituição.
Atividades lúdicas e performances celebram ritmos e artistas que marcaram a MPB.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.