Notícias

CEDAE realiza Oficinas de Teatro junto ao Projeto Coletivo Inclusão

Projeto acontece todas às segundas-feiras na unidade do Batel
rhubia
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Alunos do CEDAE acompanham sentados de costas para a foto a apresentação de teatro de fantoches. Mais ao fundo, Iury apresenta o teatro de joelhos, ele está com cavalinhos na mão.

A Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba está proporcionando aos alunos uma Oficina de Teatro todas as segundas-feiras. O evento conta com o apoio de profissionais do Projeto Coletivo Inclusão, como Iury Pietreski, professor, oficineiro, ator e manipulador de bonecos; e Nayana Valente. 

“Trabalhamos com o teatro em si e o teatro de bonecos. Fazemos práticas em grupos que ajudam na socialização entre elas, a integração e o trabalho em equipe. Também, na questão do lúdico, pois é muito importante eles brincarem. Falo brincadeira porque trabalhamos com brincadeiras, com atividades que os fazem aprender e terem mais contato com essa atmosfera. Eu sempre falo que é brincando que se aprende. Quando jogamos e brincamos, aprendemos a ganhar e perder”, diz Iury. 

O projeto também é realizado em outras Apaes. “É uma oficina que acontece toda semana. Uma aula por semana em cada Apae. Fazemos aqui, em Fazenda Rio Grande e em São José dos Pinhais com turmas variadas, com vários tamanhos e várias idades”, relata. “Esse projeto é do Coletivo Inclusão, que antigamente a professora Talita fazia. Quando ela virou coordenadora, ela nos convidou para participar”, completa o professor. 

O Coletivo Inclusão é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que promove a inclusão social de pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

A Escola CEDAE

A Escola CEDAE atende crianças com deficiência intelectual ou múltipla, utilizando essencialmente a estimulação e pré-escolarização com idade cronológica de zero 0 à 5 anos e 11 meses.

Oferece atendimento às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. Também atende na área da saúde, fornecendo serviço social, neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional e musicoterapia. 

O objetivo é promover, através do processo educacional, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia, auto realização, através do processo ensino-aprendizagem, respeitando seu desenvolvimento biopsicossocial, suas potencialidades e sua diversidade como membro de uma sociedade inclusiva.

Colabore com a Apae

Aluna do CEDAE sorrindo para a tela em primeiro plano. Ao fundo crianças brincam

A Apae de Curitiba tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária. 

A associação é mantenedora de cinco escolas especializadas no atendimento à pessoa com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição também conta com três centros terapêuticos que oferecem atendimentos à saúde. Atua em três pilares – educação, saúde e assistência social. Seja um APAExonado!

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo