Notícias

Escola CEDAE proporciona independência e autonomia às crianças com deficiência intelectual

Equipe multidisciplinar da escola estrutura questões de saúde.
arthur
Arthur Borsato
Auxiliar de Marketing
Publicado em
Aluna da escola CEDAE dentro da sala de aula, sentada no chão, com uma camisa branca com o desenho de dois morangos, ela sorri

A Escola de Educação de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba é uma das cinco escolas da instituição. Tem como missão, proporcionar a independência, autonomia e autorrealização, através do acompanhamento do ensino-aprendizagem. Neste caso, oferece ensino na Educação infantil  para crianças com deficiência intelectual ou múltipla, desde o seu nascimento até cinco anos e onze meses. 

“Recebemos bebês, às vezes com 15 dias, um mês de vida. Trabalhamos junto à família, na estimulação, para que a criança tenha independência, desde o início”, diz Margareth Terra, diretora da escola. 

O CEDAE também oferece atendimento na área terapêutica, com serviço social, neurologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional e musicoterapia. Entre os profissionais estão a coordenação pedagógica, professores regentes, estimuladores, pedagogos e professores em áreas específicas – educação física, natação, circuito psicomotor, arte, informática e literatura. 

Conforme a diretora, ao ingressar na escola, a criança passa por uma avaliação realizada pela equipe multidisciplinar, onde é conhecida a origem e a estrutura familiar. O acompanhamento inicial é feito pela pedagoga e a terapeuta, e novas avaliações são realizadas para a determinação de planos de atendimentos individualizados. Desta forma, é possível descobrir quais são as necessidades de cada criança, como a fala e locomoção.

No tratamento, os profissionais passam orientação às famílias, para que o processo de aprendizagem aconteça com frequência e de diversas formas. “A família é nossa parceira aqui dentro, pois vai passar as outras 20 horas do dia com a criança e dar continuidade ao nosso trabalho”, explica. 

A diretora dá um exemplo muito comum quando “um casal recebe o diagnóstico do filho, as vezes a família acha que vai ser diferente, depois de ter outros filhos, que a criança não vai desenvolver da mesma forma, não vai poder se alimentar igual os outros, mas é aí que entra o nosso trabalho de orientação”, relata.

Para superar este viés de pensamento, Margareth acredita ser necessário uma aceitação maior da sociedade pois a escola é aberta. “Se a criança não tiver alteração fisiológica, a vida segue normal. Há um tempo diferente de aprender, claro, pois ela tem deficiência intelectual e, por meio de um laudo neurológico, iremos estimular a criança em todas as áreas, seja na parte motora ou cognitiva”, explica.

A Escola CEDAE está localizada na Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597, Batel, em Curitiba. Para mais informações, entre em contato pelo (41) 98630201 ou e-mail: [email protected]. Saiba mais clicando AQUI. 

Notícias Relacionadas

Conheça 4 maneiras para combater o capacitismo na sociedade

A conscientização sobre expressões capacitistas é essencial para promover inclusão e respeito às pessoas com deficiência, destacando a importância de uma linguagem e atitudes que reconheçam sua individualidade e autonomia.

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo