TRE-PR oferece formação especializada para mesários com deficiência intelectual e autismo
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Ontem (29), os alunos da Escola de Estimulação e Desenvolvimento (CEDAE) da Apae Curitiba realizaram um passeio especial pelo Passeio Público em comemoração aos 330 anos da capital paranaense. O convite se deu pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura.
O parque que fica localizado no centro da cidade contou com algumas atrações para as crianças, como brincadeiras no parquinho, uma volta pelo carrossel, além de visitarem as aves e fazerem um piquenique. O espaço é arborizado com a preservação de espécies nativas e exóticas, além de contar com um ambiente voltado para a exibição de vídeos-exposições, vídeo clips de gêneros musicais diversos em telões de LED, que proporcionam uma experiência diferente aos visitantes.
A pedagoga Maristela Rebelato contou em entrevista sobre a experiência de levar as crianças no passeio: ‘’ foi muito legal, é sempre muito especial, as crianças amam. Muitas delas não têm oportunidade de vir com as suas famílias, então a escola propõe esse momento para eles,’’ relata.
A turma da manhã também participou de uma programação diferente no Parque Barigui. O evento contou com a iniciativa da escola. As crianças puderam aproveitar a manhã em um playground inclusivo. O parque conta com 13 brinquedos de última geração, com tapetes emborrachados, circuitos com corda, floresta de tronquinhos, pula-pulas, carrossel, escorregador, gangorra, gira-gira, balanços, entre outros. Três dos brinquedos são acessíveis para crianças com deficiências.
A Escola CEDAE, Educação Infantil na Modalidade Educação Especial, oferece atendimento pedagógico e terapêutico, de estimulação precoce e pré-escolar, com idade cronológica de 0 a 5 anos e 11 meses. O atendimento é destinado às crianças com síndromes, atrasos de desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência intelectual. O objetivo principal é promover, através do processo educacional e terapêutico, a formação do cidadão, sua estruturação para a independência, autonomia e autorrealização. Conheça a escola clicando AQUI.
Endereço: Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1597, b – Batel, Curitiba – PR
Contato: (41) 3222-8884
Direcionada aos mesários curitibanos, a ação ocorre em dois turnos no auditório do edifício-sede do TRE-PR.
Uma oportunidade para adquirir produtos abaixo do mercado e ao mesmo tempo contribuir com a causa da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Junto ao professor e coordenador os jovens proporcionaram atividades interativas, levando um pouco de alegria aos alunos da Apae.
Coletivo Tupi Pererê trouxe a magia do teatro aos alunos da Escola CITA, promovendo uma experiência lúdica e interativa.
Reconhecer e enfrentar o capacitismo é crucial para promover a inclusão e respeito. Para evitar esse tipo de erro, reunimos uma lista de expressões que desvalorizam tanto crianças autistas quanto a parentalidade atípica. Confira!
A Apae Curitiba conta a história de Nadime, uma influenciadora digital e autista, cujo percurso até o diagnóstico foi marcado por desafios e atrasos significativos.
Os modelos de todas as fotos deste site são personagens reais. Agradecemos aos estudantes, familiares, profissionais e colaboradores da Apae Curitiba por fazerem parte da história da instituição.