Notícias

Moradores das Casas Lar visitam Vila dos Animais na Região Metropolitana de Curitiba

Um passeio de encontro com a natureza e convívio com os animais.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em
Casas Lar visitam Vila dos Animais na Região Metropolitana de Curitiba

Os moradores das Casas Lar puderam aproveitar um passeio diferente em contato com a natureza nesta terça-feira (24). O passeio foi na Vila dos Animais, localizada na cidade de Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba. Chegando lá puderam se deliciar com um café da manhã na companhia dos animais.

A primeira diversão da manhã foi dar comida para os cavalos e depois montar neles para um passeio. Alguns conseguiram superar seus medos, recebendo o incentivo de todos que estavam presentes. Depois foi a hora de correr atrás dos coelhinhos e encher a barriga deles com muita couve. 

A assistente social, Rosilei Pivovar falou sobre o poder de incentivar os acolhidos a estarem com os animais e, ao mesmo tempo, tendo o contato com a natureza. ‘’Nosso papel como Apae, é estar inserindo eles dentro da sociedade, em qualquer lugar e local, onde eles possam estar convivendo com a natureza, com as pessoas e com os animais. É muito gratificante ver o sorriso deles e enfrentar seus medos,” diz. 

Na hora do almoço a diversão correu solta. A alegria pelo contato com a natureza e os animais contagiava todos ao redor. Pela tarde, eles puderam alimentar o jumento Nhé e os porcos, dar uma volta de trator pela Vila e ver todos os animais que ali moram. A tarde terminou com um delicioso café e por fim, aprenderam como ordenhar uma vaca e eles próprios puderam tirar o leite, ou ao menos tentar. 

“Para a gente é especial receber eles aqui, porque a gente vê que o contato deles com os animais é muito importante. É muito gratificante sentir essa sensação e ver essa troca deles com os bichinhos.” Comenta Marina, funcionária da Vila que organizou o passeio.

A Vila dos Animais surgiu a partir de um sonho, em criar um lugar onde as famílias pudessem se reunir e as crianças se divertirem. Fundada em 2006, o local tem uma variedade de animais e ainda realiza uma parceria com uma ONG para adoção responsável de cachorros abandonados. A Vila é preparada para receber pessoas com deficiência e disponibiliza toda a ajuda necessária. 

As casas Lar

As sete Casas Lar estão localizadas em Santa Felicidade, Curitiba, e acolhem 35 pessoas. São casas de acolhimento para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, maiores de 18 anos, todos nas condições de órfãos, abandonados ou em situações de risco. Nelas os acolhidos residem permanentemente (como em um lar), frequentam as escolas, recebem os atendimentos da área de saúde e cuidados por mães sociais, responsáveis pelos cuidados, organização e administração das casas. 

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, que faz o encaminhamento de novos possíveis moradores, inclusive os advindos de determinação judicial, e o acompanhamento da qualidade do acolhimento e bem estar dos moradores. O serviço é acompanhado pelo Ministério Público/Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Vara da Infância e da Juventude.

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo