Notícias

Conheça as Casas Lar da Apae Curitiba

Há quase 60 anos, a Apae Curitiba é referência no país na defesa de direitos e prestação de serviço da pessoa com deficiência.
Conheça as Casas Lar da Apae Curitiba
Rhúbia Ribeiro
Assistente de Marketing
Publicado em
Casas Lar da Apae Curitiba vistas de uma foto aérea

A Apae Curitiba busca proporcionar qualidade de vida e bem-estar para as pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. A instituição atua em três pilares: educação, saúde e assistência social. Este terceiro procura contribuir com a prevenção e proteção à situação de vulnerabilidade ou risco pessoal e social da pessoa com deficiência, bem como ações direcionadas ao fortalecimento da relação familiar. Dentro deste campo, estão as Casas Lar. 

Mas você conhece as Casas Lar da Apae Curitiba? 

Bom, as sete Casas Lar estão localizadas em Santa Felicidade, Curitiba e acolhem 37 pessoas. São casas de acolhimento para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, maiores de 16 anos, todos nas condições de órfãos, abandonados ou em situações de risco. Nelas os acolhidos residem permanentemente (como em um lar), frequentam as escolas, recebem os atendimentos da área de saúde e são cuidados por mães sociais, responsáveis pelos cuidados, organização e administração das casas. 

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Família e Desenvolvimento Social (SEDS), que faz o encaminhamento de novos possíveis moradores, inclusive os advindos de determinação judicial, e o acompanhamento da qualidade do acolhimento e bem estar dos moradores. 

O serviço de acolhimento prestado pela Apae, em toda a sua extensão é acompanhado pelo Ministério Público/Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Vara da Infância e da Juventude.

Área Terapêutica 

Apae Curitiba é mantenedora de cinco escolas especializadas, três centros terapêuticos e sete Casas Lar, atendendo quase 500 alunos e alcançando mais de 700 atendimentos por dia. Além disso oferece aos moradores atendimentos clínicos terapêuticos nas áreas de: 

– Neurologia;
– Psicologia; 
– Musicoterapia; 
– Fonoaudiologia; 
– Fisioterapia; 
– Terapia Ocupacional; 
– Serviço Social; 

Saiba mais sobre a pessoa com deficiência intelectual ou múltipla em nosso podcast.

Matéria: Rhúbia Ribeiro

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Skip to content