Notícias

Estudos apontam benefícios em dieta especial para pessoas com a síndrome de Smith Magenis

Pesquisas mostram que uma dieta especial pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir alguns dos sintomas da síndrome.
bio-eduarda-zeglin
Eduarda Zeglin
Jornalista, Assistente de Comunicação, Marketing e Eventos
Publicado em

A síndrome de Smith Magenis é uma doença genética rara que afeta cerca de 1 em cada 25.000 pessoas. Ela é caracterizada por atraso cognitivo, distúrbios comportamentais, padrões de sono irregulares e outras dificuldades que podem afetar significativamente a qualidade de vida do paciente. No entanto, uma nova pesquisa sugere que uma dieta especial pode ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes com a síndrome.

Causada por uma deleção ou mutação genética que afeta o cromossomo 17, a síndrome de Smith Magenis pode levar a dificuldades de aprendizado, atraso no desenvolvimento da fala, problemas de comportamento e emocionais, além de distúrbios do sono, como insônia e sonolência diurna. Alguns pacientes também apresentam características físicas distintas, como olhos inclinados para baixo e um nariz achatado.

Embora não haja cura para a síndrome de Smith Magenis, há tratamentos que podem ajudar a gerenciar seus sintomas. Recentemente, pesquisadores descobriram que uma dieta especial pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir alguns dos sintomas associados à síndrome.

A dieta especial para quem tem a síndrome, inclui alimentos ricos em triptofano, um aminoácido que é um precursor da serotonina, um neurotransmissor que regula o humor e o sono. Alimentos ricos em triptofano incluem peru, frango, peixe, ovos, leite e derivados, além de nozes e sementes. Além disso, a dieta também exclui alimentos que podem causar inflamação e outros problemas de saúde, como açúcar, glúten e produtos lácteos não fermentados.

Estudos preliminares mostram que essa dieta especial pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a síndrome de Smith Magenis. Em um estudo publicado no Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities, os pesquisadores acompanharam onze pacientes que seguiram a dieta especial por um período de seis meses. Os resultados mostraram melhorias significativas em vários sintomas, incluindo comportamento, comunicação, sono e habilidades motoras finas.

Embora a dieta especial para a síndrome de Smith Magenis ainda precise de mais estudos, os resultados iniciais são promissores. Os pesquisadores acreditam que a dieta pode ser uma ferramenta útil para gerenciar os sintomas da síndrome, especialmente em combinação com outros tratamentos, como terapia comportamental e medicamentos.

No entanto, é importante ressaltar que a dieta especial para a síndrome de Smith Magenis não é uma cura para a doença e deve ser usada como parte de um plano de tratamento abrangente. Os pacientes e suas famílias devem consultar sempre um médico antes de iniciar qualquer nova dieta ou tratamento, especialmente para uma condição tão complexa como a síndrome de Smith Magenis. A dieta especial pode ser uma opção viável para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mas cada caso é único e deve ser tratado individualmente. Com mais pesquisas e estudos, esperamos que possamos encontrar ainda mais maneiras de ajudar aqueles que lutam contra a síndrome de Smith Magenis.

Ajude a Apae Curitiba através da sua conta de luz

Você sabia que uma das formas de doar para Apae Curitiba é através da sua conta de luz? Basta entrar em contato com a Copel pelo telefone 0800 722 2723 e informar que quer fazer uma doação para a instituição do valor desejado. O valor que você escolheu será direcionado a instituição que será cobrado na sua próxima fatura. Não esqueça de estar com documentos em mãos para que eles possam confirmar sua identidade. Não deixe de doar! Existem maneiras simples e fáceis para você colocar sua generosidade em prática. Entre em contato agora mesmo com a Copel solicitando sua doação. Contamos com você. Saiba mais clicando AQUI

Hoje a instituição atende quase 500 estudantes em cinco escolas, oferecendo saúde e assistência social. São realizados, em média, 50 mil atendimentos terapêuticos por ano e 3,5 mil por dia. Por ser uma instituição sem fins lucrativos precisa de apoio da sociedade. O ambiente precisa de reformas e para isso, que tal doar para a Apae Curitiba e apoiar a causa da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla? É muito fácil, clique AQUI e saiba mais. 

Notícias Relacionadas

Sem mais notícias por enquanto!
Pular para o conteúdo